Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

(ar condicionado%2C ventilador%2C aquecedor) [bb]

Realmente funciona. Ano passado encontrei um artigo no Instructables, mas só agora tive tempo pra fazer.
É um tutorial simples de como construir um ar condicionado usando um ventilador, tubos de cobre, mangueira de nível de PVC (de pedreiro) e água gelada. O princípio de funcionamento de um trocador de calor é simples, é o mesmo princípio utilizado pelos aparelhos comerciais, e é nele que se baseia o projeto.

Você vai precisar de um tubo de cobre de 1/8, 1/4 ou 3/8 de diâmetro, fácil de encontrar em casas de material para construção. No meu projeto 7 metros foram suficientes. Enrole o tubo em espiral na parte de trás do ventilador, prendendo com arame, fita isolante, zip ties, ou o que você achar melhor.

A mangueira, de mesmo diâmetro, deve ser cortada em dois pedaços: um pedaço será encaixado numa das pontas do tubo de cobre para escoar a água aquecida (a ponta da mangueira deve ficar abaixo do balde). O outro será encaixado na outra ponta do tubo e colocado dentro de um balde com água gelada. A água flui naturalmente do balde para a outra ponta da mangueira pelo princípio do termosifão. Vale lembrar que o ventilador não pode ficar muito acima do balde, e nem abaixo. Se não funcionar, use aquelas bombinhas de aquário.

Dicas:
1- Acrescente sal para abaixar o ponto de congelamento da água. Assim a água passa a congelar entre -4ºC e -2ºC, e o aparelho funcionará por mais tempo.
2- Se quiser vento mais frio, faça uma mistura de água e álcool isopropil (meio-a-meio). O ponto de congelamento cai para algo próximo de -20ºC.
3- Use um radiador de carro no lugar dos tubos de cobre para melhorar a eficiência.
4- Para iniciar o processo de troca, o tubo deve estar inteiramente preenchido com água.

Não consome megawatts de energia, não faz aquele barulhão e nem causa problemas respiratórios por causa de ar seco ou filtro sujo. Testado e aprovado. Quem quiser mais detalhes é só entrar em contato.

Todos os créditos para Geoff Milburn.

Update: link original do artigo.

About these ads

322 Respostas

  1. Como fazer um Ar Condicionado Caseiro

    “Um pequeno tutorial ensinando a construir um ar condicionado de baixo custo com um ventilador, tubos de cobre, mangueira de PVC e gua gelada.”

    • Quero saber se este tipo de ar. condicionado caseiro, ja que o mesmo não tem bandeija para acumolar a água condensada, não vai ficar gotejando e molhando o ambiente a ser climatizado.Grato.

      Atenciosamente
      Aginaldo

      • sim vai gotejar , faz parte da humidificação do ambiente xD

      • ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO –
        Aos Desavisados – Isso serve para ilustração de funcionamento.
        E
        PARA que o blog tenha cliks de acesso e o autor ganhe dinheiro com propagandas.

    • ola,queria tirar uma duvida um lado bda borracha eu coloco no balde com agua gelada eo outro eu nao entendi e no desenho nao mostra,posso por um isopor com agua e dentro colocar uma garrafa de pet congelada me mande mais informaçao se possivel um abraço

      • ola…
        NAO

        bjs….

      • o projeto deveria ser feito utilizando uma pastilha de peltier (12v) fixada em um reservatório de Aluminio contendo agua dentro. a bomba de aquario joga a agua gelada para a serpentina e a pastilha resfria a agua que ja circulou no mesmo recipiente. com isso, não precisa se preocupar em trocar a agua e nem de muita parafernalia. 1 litro de agua ja e mais do que suficiente.

    • Parabens!!!
      Tenho que trocar a agua de tempos em tempos?
      Poderia me enviar mais fotos?
      Obrigado

    • Olá Emerson, acabei de realizar o experimento, mas infelizmente, estou na minha sala que tem 4×3 mt, e com o mesmo funcionando e tudo fechado e passando um calor danado, não sei o que eu fiz de errado, pois coloquei o cobre em forma de espiras na parte trazeiro do ventilador, coloquei a mangueira de nivel ligada a espira e uma agua super gelada com pedras de gelos, onde liguei uma bomba de aquario para fazer a circulação da agua, o espiral está super gelado, mas o vento continua como nada tivesse sido colocado, me ajude gostaria de saber onde está sendo o erro do projeto .

      abraços e um feliz 2010
      sucesso

      • meu caro colega, neste projeio eu vi um erro, que e o espiral ficar atraz do ventilador, se vc colocar esse espiral na frente do ventilado sua eficiencia vai ser bem maior pois a vazão de ar e bem maior pela frente do que por traz , pela frente,vai haver uma troca de calor muito maior , se vc tiver acesso a um arcondicionado vc verá que o ventilador fica por traz do radiador pode reparar isso, faça o teste.
        Um abraço até mais.

      • Olá Cleyton, não fui eu quem inventou ou deu a dica, mas analisando a invenção eu percebi que a força de aspiração das palhetas não é suficiente para arrastar o frio da serpentina contendo a água gelada. E a dica que eu te dou é que coloque a serpentina na frente do vento que sai das palhetas (grade dianteira).
        Espero que isto resolva o problema.
        Obs: Não espere gelar o quarto. A demanda não é suficiente.
        O bom resultado se obtém, jogando o ar direto nas pessoas.
        O ar condicionado de parede faz a troca de ar. Aspira ar quente e libera ar frio.
        ERIALDO.

      • Botei um frezzer dentro do quarto cheio de agua e uma caixa d’agua de 200 litro ai durmo a noite inteira sem precisar mexer com agua

      • amigo isso só serve para ilustrar o principio de funcionamento de um ar condicionado o mesmo não tem capacidade para refrigerar entre no site dos fabricantes de ar condicionado que eles disponibilizam ferramenta de calculo do aparelho necessário para o ambiente.não ha magica nessa area é tamanho proporcional a consumo.

    • Olá meus amigos!
      Que tal vcs abrirem as janelas e as portas do quarto para não morrerem de calor. Durmam pelados, não usem coertores. Façam isso e o quarto vair baixar de temperatura sem gastarem um tustão.

      • Caro Bill.

        O projeto do rapaz tá certinho! o ventilador do condicionador de ar de verdade realmente fica por traz do radiador, mas se vc colocar uma folha de papel na frente do aparelho perceberá que ele está sulgando e jogando o ar por cima ( ou dos lados dependendo do modelo ) um projeto como esse é claro que é educacional. Um bom resultado depende do conjunto de vários fatores como pressão da bomba, isolamento da mangueira, dimensionamento da serpentina etc. Mas se bem feito teremos um produto feio mas que custará 30% do custo de um condicionador convecional e um ótimo rendimento. Sem contar com o consumo de energia que não chegaria nem perto de um ar-condicionado.

    • ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO -ATENÇÃO –

      Aos Desavisados – Isso serve para ilustração de funcionamento.

      E

      PARA que o blog tenha cliks de acesso e o autor ganhe dinheiro com propagandas.

  2. Amigo, a água deve estar em que temperatura?? como você faz para que ela fique gelada o tempo suficiente?

  3. coloque gelo…

  4. E você tem que colocar mais água e remover água do outro balde a cada quantos minutos?

    • umas 7 vezes por noite acho que ja é o bastante !

      • desse jeito, acordando 7 vezes a noite para manter um ar fresco, é melhor pagar mais caro na energia elétrica durante o verão, e ter um quarto GELADO!!!
        SEU PROJETO NÂO È BOM!!! ISSO É UMA GAMBIARRA… EU GARANTO!!!

  5. Lucas, eu coloco um pote de sorvete com uma mistura de água e sal no congelador. Depois de congelado, é só colocar o bloco de gelo num balde com 20 litros de água. Normalmente consigo esfriar a água para algo em torno de 16ºC. Com esses 20 litros dá pra funcionar por uns 90 minutos.

  6. Então Thiago, como eu uso só pra dormir, o aparelho está ligado em um timer que desliga o ventilador após 1 hora e meia. Dessa forma não preciso trocar água. Mas se você quiser mais tempo, é só usar mais água.

  7. Hum interessante, vou fazer um com bastante tubo de cobre que pelo que parece quanto mais tubo na parte trazeira do ventilador mais sera jogado ar gelado no ambiente. e se possivel 2 cistena de 200 litros, uma em cima e outra em baixo, e um freeze pa gelar pelo menos 1 saco de gelo. O problema e no outro dia vc jogar 200 leitros de agua para a cistena de cima :-/

  8. Wilton, recomendo que você instale 2 bombas de aquário. Uma de baixa vazão pra manter o fluxo contínuo enquanto estiver funcionando. A outra pra retornar a água do 2º reservatório para o principal (aí quanto maior a vazão, melhor.
    A Sarlo é uma das melhores bombas do Brasil. A Sarlo Mini A custa R$ 20 e tem vazão de 60 a 170l/h.

  9. ola ,amigo vi o tuto do ar condicinado gostaria de saber porque nao colocar agua c/gelo numa caixa de isopor com uma bombinha,a agua impulcionada pela bomba giraria pelo tubo de cobre e na outra ponta voltaria para caixa de isopor.pode ser feito assim ou tem algum problema tecnico…e por ultimo num quarto medindo 3 por 4 metros com temperatura de 30 graus, para quantos graus eh possivel baixar. se puderem responder desde ja agradeço.

  10. Cara, achei muito maneiro isto. Mas estou com uma dúvida idiota: este tubo de cobre é maciço? A água vai transitar pela parte externa dele?
    Abraço!

  11. Diogo, o tubo não é maciço, a água passa por dentro dele.

    Respondendo o comentário 9: A idéia da caixa de isopor é excelente. Mas você não pode usar a bomba pra retornar a água para mesma caixa, pois o reservatório de água gelada vai aquecer muito mais rápido. Faça como o Wilton: utilize dois reservatórios.
    Não tenho valores de temperatura, mas em breve vou fazer a medição no meu quarto pra você ter uma referência.

    • ola amogos eu nao fiz a experiencia mas acho que posso ajudar,se tiverem a mao uma caixa de isopor e uma bombinha,façam com um pedaço do mesmo cano de cobre uma cerpestina em s ou melhor varios s quantos forem possiveis para q caibam dentro da caixa de isopor,liguem a mngeira que sai agua quente nessa cerpentina en s e na outra ponta a q vai enviar agua para o resto cistema a bombinha,vcs usarao bem menos agua ja que a mesma agua fara todo o ciclo,ena caixa de isopor aconcelho usar agua gelo e alcol que com certeza mantera su agua bem mais gelada.abraços

  12. Q eu mal pergunte, mas vc tem alguma idéia de qto tempo de resfriamento se consegue com um esquema desses?

    Pois se a cada 10min eu tiver q gelar um balde d’água, o q eu economizo com um ar condicionado de verdade eu gasto em dobro com o freezer…hehehe

    Muito boa a dica, estou bem inclinado a testar.

    Obrigado a abraço,

    Gean.

  13. Desculpe meu post anterior, não vi que já haviam comentários.

    Grato.

  14. ola, eu postei o comentario 9 e dando proseguimento… dentro da caixa de isopor colocaria garrafas pet de rafrigerantes com agua congelada dentro das mesmas. aquestao eh por quanto tempo levaria para derreter o gelo das garrafas pet,pois para manter a agua gelada dentro da caixa de isopor tracaria as garrafas por outras com agua congeladas.se o amigo puder testar e postar aqui seria de muita valia…obrigado

  15. [...] Como fazer um Ar Condicionado Caseiro « enquanto o cometa não vem….É um tutorial simples de como construir um ar condicionado usando um ventilador, tubos de cobre, mangueira de nível de PVC (de pedreiro) e água gelada. [...]

    • se voce usar um compressor de geladeira tipo cabeça- de-gato (menos de 0,80 amperes) sairia com uma economia de 7x,comparado ao ar condicionado de 7500 btus.
      coloca-se uma serpentina quente,ligada ao compressor e indo ao evaporador que se encontra ás costas do ventilador e encher o diametro do cano do cobre(somente cobre) e ligar o compressor.
      o mesmo poderá trabalhar em aprox. 0,80A parecendo um sistema de geladeira caseira. VALEU?

  16. Dá pra usar em carros em viajens curtas?

  17. Jessé, usar no carro até dá. O problema é o reservatório de água. Como você vai transportar um balde de 20 litros dentro do carro?! :)

  18. E se usasse nitrogênio liquido brother, será que duraria mais tempo?

  19. Claudio, o nitrogênio só se condensa a -196ºC. O tubo de cobre certamente resiste a essa temperatura, mas os outros materiais como o plástico do ventilador irão congelar e trincar. Sem contar que o nitrogênio líquido custa em torno de R$2 o litro, e apesar de ser um excelente refrigerante, é perigoso e pode causar sérias queimaduras e até amputação quando em contato com a pele. Os reservatórios também não são nada baratos. Acho que foge dos ideais do projeto.

  20. tem como substituir o tubo de cobre por alguma coisa mais barata?pois o tubo d cobre ta custando $77 ta caro pra caramba

    grato!

  21. Lucas, o cobre foi escolhido por causa da sua alta condutividade térmica (em torno de 400W/m*K). O alumínio também poderia servir se não fosse mais caro. As mangueiras de PVC são péssimas para isso. Quanto ao preço, achei meio estranho. Veja nessa loja por exemplo: custa R$4,88 o metro. Mesmo pagando o frete acho que ficaria mais barato pra você.

  22. Caro amigo, qual a altura ideal que o reservatório de agua gelada deve ter em relação ao ventilador? Colocando-se uma quantidade maior de “cobre” conseguirei uma melhor desenpenho?

  23. Tadeu, não tenho uma medida precisa, mas basta que a borda do reservatório esteja aproximadamente 30cm acima do ventilador. Se colocar muito acima, o fluxo acelera e o tempo de funcionamento diminui.
    O número de voltas do tubo de cobre também é limitado: após certo tempo de circulação no espiral, a água já estará aquecida e deverá ser descartada. Isso quer dizer que, se utilizar mais cobre você estará circulando água quente, reduzindo o desempenho.
    Esse número de voltas pode ser calculado. Só que são muitos parâmetros que variam de acordo com o fabricante, como o fluxo de ar do ventilador, a condutividade térmica do tubo de cobre, etc. Estimo que de 5 a 9 voltas são suficiente para um ventilador de 30cm.

  24. ola,tenho uma geladeira velha seria possivel transforma-la em um ar condicinado? ou eh doidice isto, se for possivel saberia como fazer? valeu…abraços

  25. parece loucura, mas dá sim Wilson! Se vc for fazer me mande as fotos pra gente fazer um post sobre o assunto.
    Obviamente vc desmontará a geladeira. Aquela serpentina que fica na parte de trás serve para trocar o calor do gás refrigerante, ou seja, enquanto o gás se esfria, a serpentina se aquece. Para seu ar condicionado funcionar, a serpentina deve ser colocada no lado de fora do ambiente. Dá até pra substituir por um radiador menor. Basicamente é isso. Os detalhes a gente deixa pro próximo post! flw

  26. Amigo, como seria a instalação substituindo o tubo de cobre por um radiador de carro? valeu

  27. Alvaro, os radiadores na verdade são trocadores de calor que resfriam o líquido que circula por dentro deles, porém o contrário também pode ser feito. Você tem duas opções:
    1- Instalar o radiador atrás do ventilador (é melhor aqueles circuladores de ar, daqueles quadrados, pq não tem pedestal).
    2- Instalar o radiador com a própria ventoinha que o acompanha (nesse caso você vai precisar de alimentação de 12V).
    O reservatório continua o mesmo. Nas duas opções recomendo que você instale a bomba de água para manter o fluxo de água.
    flw

  28. Caro Emerson,

    Sua idéia é muito prática e legal. Tentarei faze-la e darei o resultado em novo e-mail para voce.

    ATC
    Lucio

  29. Valeu Lucio! Boa sorte, aguardo o email.

  30. Emerson e demais usuários,

    Gostei muito da sua “invenção” (Emerson) e gostaria muito de aprimorá-la. A minha idéia seria refrigerar um rack de servidores fechado de 36 ou 40U. Sabe do que estou falando ? Um daqueles que tem porta de acrílico e tal.

    O que pensei seria o seguinte :

    No teto do rack, irá ficar o reservatório com a água gelada, na verdade não utilizarei um balde mas sim uma caixa de isopor resoavelmente pequena.

    Sairiam do reservatório (isopor), 2 tubos de cobre independentes de irão descer e subir pelas extremidades internas do rack. Há um recuo da ferragem do rack nas suas extremidades que cabe perfeitamente o tudo.

    Olhando o rack de frente, pela porta, desceriam 2 tubos de cobre, um na esquerda e outro na direita das extremidades e subiriam pelas mesmas extremidades porém na parte de trás do rack.

    Nesse recuo seriam instalados ventiladores daqueles usados nos coolers de processador bem próximos ao tubo, se possível colado à ele, que ainda vou verificar se seriam de 4x4cm ou 8x8cm, todos com 12Volts alimentados por uma fonte externa independente das fontes dos servidores.

    Para a água subir, usaria 2 bombas de aquário.

    Agora vem o principal problema, o reservatório de agua quente…

    O que eu queria mesmo era que esses tubos de cobre que sairam do reservatório de água gelada, voltassem ao mesmo reservatório. Ok, Ok, a água volta quente e isso só vai aumentar a temperatura do reservatório mas não teria nenhuma forma de esfriar essa água dentro do mesmo reservatório ?

    Há algum tipo de “serpentina”, compressor, sei lá como se chama isso para manter gelada a água ? Eu sou técnico de informática e não engenheiro químico, por isso peço a ajuda de você e dos demais usuários que podem ler esse testamento.

    Pense no funcionamento de um bebedoiro de garafão de 20 litros, alguma coisa tem na parte debaixo do garafão para manter a água gelada. Ao longo da sua utilização, a água gelada vai sendo consumida pelas pessoas que bebem e automaticamente a água quente do garafão cai no mesmo compartimento sendo resfriada por esse compartimento.

    Acho que a solução poderia sair deste princípio….

    Desculpe as viagens mas usar o ar condiconado praticamente o dia inteiro para refrigerar os servidores está me custando muito…

    Abraços e desde já agradeço qualquer ajuda…

  31. Desculpa a minha santa ignorância, Emerson a “invenção” não foi sua, de qualquer forma, vi no site do Geoff Milburn que o “Pete” fez um circuito com caixa de isopor e bomba de aquário, exatamente como eu queria.

    Não entendi se o circuito dele refrigera a água tambem…

  32. Caro amigo, eu gostaria de parabeniza-ló por suas explicações. Simples, objetivas e inelegíveis.
    Eu nunca entendi direito como funciona uma geladeira, apesar q estou mais interessado em ar condicionado. O seu princípio de funcionamento. Se vc tiver um tempinho, ou algum material de orientação eu agradeceria.

    Atenciosamente:

    Rodrigo

  33. João Marcello, desculpe pela demora, eu estava de mudança.

    Já trabalhei com cabeamento de redes bancárias. Era muito ruim trabalhar dentro daquelas salinhas congeladas.
    Sinceramente acho que esse tipo de refrigeração não é o mais adequado. Mas se você quiser tentar aí vão minhas recomendações:
    – vc pode resfriar o reservatório de água quente com uma geladeira velha, usando a parte do congelador (claro, com o compressor, o condensador e tudo mais). Esse reservatório fica conectado ao de água fria por uma das bombas. Só que essa bomba tem que ser temporizada para dar tempo de gelar a água (tipo, só liga de 10 em 10 minutos).
    – não use bombas de áquario. Compre bombas para watercoling. Tem marcas boas como Atman, Better ou Maxi-Jet. A durabilidade e a vazão são maiores (650 a 2000 l/h). Lembre-se que falhas podem significar processadores queimados.

    Os bebedouros têm um sistema bem parecido com o de uma geladeira. É praticamente uma geladeira pequena.
    Aliás, tô achando melhor vc desmostar uma geladeira velha e montá-la dentro do rack, deixando o condensador e o motor pro lado de fora. Pode não ser tão barato, mas é mais econômico que o ar condicionado.
    Nem tinha visto o projeto do Pete, mas ele não refrigera não. Tanto que na última foto vc pode ver o reservatório cheio de cubos de gelo.

    Bom cara, não sei se fui muito claro. Qualquer coisa estamos aí…

  34. Rodrigo dá uma olhada nesse link ,acho que tá bem explicado. Se não servir posso te passar minhas apostilas de refrigeração (só espere alguns dias, pois eu deixei em casa no outro pc).

  35. n sei se viram aquele tuto de gelar cerveja em 3 minutos…
    li ossembandalarga.blogspot.com e indicava:
    Medida para um balde comum:

    -Coloque toda cerveja a ser gelada no recipiente.
    -Adicione um saco de gelo pequeno (aqueles industrializados)
    -Adicione 250g de sal de cozinha(1/4 do saquinho de 1kg)
    -Adicione 1 litro de álcool em liquido.
    -De uma leve misturada e aguarde os 3 minutos.

    d repente é uma boa alternativa pro recipiente de agua gelada

  36. ola emerson,sobre a geladeira velha…como nao disponho de ferramentas para desmonta-la,fiz uma abertura no vaporizador para entrada de ar e coloquei um ventilador no congelador fazendo assim o ar circular.assim que fizer um dia mais quente vamos ver se refrigera o ambiente.foto eh so pedir que eu mando…valeu abraços

  37. Boa Danilo! Não tinha visto não, mas funciona msm. O sal e o álcool são pra baixar o ponto de congelamento do água.

  38. Fala Wilson! Só um detalhe: se vc tá tentando refrigerar a sala com a geladeira, esqueça, não funciona. Só vai funcionar se vc direcionar o fluxo de ar apenas para dentro do rack!
    Se puder enviar para emerson@email.ro e se quiser escrever alguma coisa pra gnt montar um post, principalmente sobre os resultados, fique a vontade. Esse tbm é meu MSN, se quiser adicionar.
    valeu flw

  39. SEpossivel gostaria que me mandasse por email como fazer o ar condicionado cazeiro adoro este tipo de invençao pois estou sempre buscando novidades. agradeço atençaqo .

  40. SEpossivel gostaria que mandasse por email como fazer o ar condicionado cazeiro adoro este tipo de invençao pois estou sempre buscando novidades. agradeço atençao .

  41. agradeço atençao.

  42. Amigo estou estudando o funcionamneto do ar condicionado chiller, tangue de armazenamento. Estou tentando uma promoção. Mas o material que encontrei até agora não foi o suficiente. O site que vc me passou é muito legal. Mas preciso aprofundar um pouco mais. Se vc puder me ajudar…
    Abraços….

  43. Rodrigo, anotei seu email. Assim que sobrar um tempinho eu te mando minhas apostilas de refrigeração do curso de engenharia.
    flw

  44. Amigo, gostaria que me tira-se uma duvida, o tubo de cobre fica enrrolado na parte de traz do ventilador? por não na frente?

  45. Ola Emerson..Gostaria se possivel, que vc me enviasse artigos sobre refrigeração , tipo refrigeração simples,para iniciantes pois tenho algumas curiosidades a respeito. já houvi falar de arvores de natal que ficam totalmente cobertas por gelo, sei que usam uma serpentina e que algum liquido circula nos dutos, algo do tipo ämonia¨..caso vc tenha estas informaçôes, eu agradeço.Meu ramo é outro, sou técnico em eletronica, e tenho uns modulos de resfriamento destes usados em bebedouros, que funcionam com 12 volts, mas a capacidade de resfriamento é lenta, e não permite o seu uso para resfriamento de pequenos ambientes.
    Já fiz este mesmo tipo de experiencia,do ventilador,utilisando os modulos para manter a agua resfriada, foi pouco eficiente.

  46. oi, gostaria de saber se com uma ventoinha da pra fazer? Tenhu uma aki em kasa e como posso fazer? qual é o custo do caninho de cobre? por que cobre e nao outro material mais barato? vc ja fez? deu certo mesmo? poderia fazer como akecedor tambem, ao inves de agua gelada, agua quente constante por um dakeles aquecedores de agua de 1,99 que usamos para aquecer a agua?obrigado

  47. espero sua ressposta o mais rapido possivel

  48. Thiago, alguns especialistas em refrigeracao dizem que o trocador de calor na parte de tras é mais eficiente. Se fosse na frente do ventilador, a troca seria muito rapida, assim o reservatorio ficaria vazio mais cedo.

  49. Samuel, ainda nao consegui colocar internet em casa. Assim que conseguir te passo minhas apostilas de refrigeracao. Nunca ouvi falar dessas arvores.

  50. Fala Will, com ventoinha tambem funciona, mas com efeito muito reduzido devido ao baixo fluxo de ar. O tubo de cobre custa uns 5 reais o metro. O cobre é o melhor condutor de calor que encontrei. Nao apenas eu, como muitas pessoas fizeram e estao satisfeitas. Como aquecedor tambem funcionaria, mas dependendo a quantidade de energia eletrica que voce vai gastar, fica mais barato comprar um aquecedor comercial.

  51. voce acha que a ventoinha nao teria um bom desempenho? (parece que ela é tão potente, faz um barulhao d vento, mais potente que os ventiladores daki d casa) Quantos metros vc me aonselharia comprar para a ventoinha, sabendo que ela tem +- um 40 cm por 40 cm? você acha que aquele aquecedor de água gasta muita energia? será que nao compensa? mais vc acha q teria um bom desempenho como aquecedor? (aquecendo realmente o ambiente neste frio). Desculpe por muitas perguntas, mais é que quero ter certeza d que faço ok? até mais, e mais uma vez obrigado ahhh… ia me esquecendo, sabendo que a ventoinha é de 12V, eu ligo-a numa bateria de carro, como eu poderia liga-la na tomada? eu tenhu uma dakelas baterias contyrolaveis, mais nao sei usar. dê me um sugestao ok abraços……….

  52. Gostei de toda essa interação e das idéias “malucas”, mas tô mesmo curioso é prá saber em quantos graus baixaria a temperatura num quarto 3×4, num dia quente, por exemplo 35º.
    Abçs

  53. Como o assunto é interessante, surgiu-me outra dúvida e gostaria que alguém que já tenha feito a experiencia me ajudasse: A água gelada circulando no interior da cano não forma aquelas gotículas na parte externa e que ficam pingando sobre as palhetas do ventilador e no piso?
    Mui agradecido!

  54. Parabéns consegui informações valiosas sobre energia.
    valeu tá de parabéns, gostaria de opinar e caso tenha mais informações disponíveis sobre energia solar e eolica seria bom, principalmente fazendo em casa !!!!!!!
    Valeu Um abraço

  55. Prezado Emerson, gostei muito do tutorial, mas o que estou precisando mesmo seria de um sistema de refrigeração para a caixa térmica do meu barco, a ser ligado na bateria do motor de popa (12v, igual às de carro), para eu poder levar umas cervejinhas sem ter que ficar fazendo gelo, pois fica complicado. Achei na internet uma empresa que fabrica esse tipo de coisa (ao final do link: http://www.elber.ind.br/gel_nauticas.htm#caixa.jpg), denominado “Kit para caixa térmica”, mas os preços são proibitivos. Assim, cavo você ou alguém saiba como posso fazer uma coisa parecida, desde já agradeço a ajuda e atenção. Abraços, Fabrízio

  56. Boa noite a todos , adorei as dicas e ideias de voces , deixo aqui a minha opiao, nao sei se ira ajudar mas tenho algum conhecimento em refrigeraçao e estudando o trabalho de voces percebi que voces estao querendo resolver o problema da serpentina e do condençador( congelador ) mas se bem que na verdade o esquema de voces de usar o ventilador é bem simples e esqueçam a serpentina pois voces ja estao usando a agua resfriada (gelo) entao o mais certo a se fazer é voces usarem mais tubo de cobre e enrolar dentro de um recipiente onde iram ficar os gelos e a agua gelada com uma bomba para fazer a agua gelada circular dentro dos tudos e passar dentro da caixa com gelo e agua e passando na frente do ventilador o que fara mais vento frio e maior tempo de descongelamento

  57. continuando , os tubos de cobre devem passar na frente do ventilador , pois o ventilador é quem estara empurrando o vento frio que passa dentro do tubo de cobre e ao mesmo tempo o vento do ventilador ajuda os tubos a nao pegar calorias do ambiente o que ajuda muito para que o ar fique mais gelado e dure muito mais tempo a descongelar o gelo da caixa de resfriaçao da agua

  58. ja cheguei a construir ar condicionado com sucata de geladeira e tivo otimo sucesso , e alem de tudo se colocarem um motor de maior potencia , tipo de tanquinho , voce concegue esfriar 3 comodos e nao iram gastar nada mais que 75 reias para fazer um otimo ar condicionado . E o grande final esta aqui que para maior economia alemd e esfriar a casa voce ainda ganha uma serpentina que concegue esquentar 100 litros de agua em uma temperatura que seria ate aceitavel para se ligar a um chuveiro, qualquer duvidas deixe sugestoes

    • Amigo Lele,
      Parabeins pelas suas dicas, fiquei muito interesado em conhecer seu projeto de ar condicionado feito com sucata de geladeira. Moro em Juiz de Fora, e meu apartamento fica no ultimo andar, a sala esquenta muito, por ser um predio antigo não consigo colocar 220v para instalar um ar condicionado.
      Este projeto que você comenta pode resolver meu problema.
      Se puder informar mais detalhes ficarei muito grato.
      Ramiro.

    • Lele…,boa tarde…gostaria de saber se vc pode me mandar este projeto .., moro em uma cidade muito quente , e preciso resfriar 3 quartos da minha casa …, poie durante a noite …, os ventiladores naum dão conta do recado…
      parabens pela ideia…aguardo seu retorno…

  59. Amigo, achei muito interessante essa sua idéia, como você é um cara inteligente gostaría que me desse umas dicas de como fazer uma pequena piscina ao ar livre de 2×2 metros e 60cm de profundidade ser aquecida através de circulação da própria água para um recipiente aquecido com cãrvão ou lenha?
    Fico no aguardo!

  60. Bacana idéia.

    Favor me enviar mais comentários

  61. Eu aindo não sei como que se transforma o cometa e nem de onde vem.Mais alguem poderia me e poderia me responder de um forma clara que eu tenho 11 anos ai né ? Complica

  62. Alguém poderia disponibilizar mais informações a respeito da colocação de uma bomba para mandar a água que passa pelo ventilador para dentro do recipiente com gelo? Como faço as instalações elétricas e tal.

  63. gostatia de receber fotos das experiência que deram certo,quem tiver por favor me mande,fico no aguardo vlwwww

  64. Amigos,
    Achei o projeto muito criativo. Não conhecia o blog mas fiquei surpreso.
    Gostaria de saber se alguém tem uma idéia ou projeto de como fazer um “motor de popa” caseiro para movimentar um bote inflável.
    Já vi adaptação de motoserra. Será que alguém tem o esquema?

  65. gente, eu gostaria de saber como eu faço para resfrigerar ou quarto de 3×4 durante 12h seguidas neste sistema.Outra coisa,esclaremam-me uma dúvida:- a energia gasta neste sistema é somente a do ventilador?
    aguardo resposta e se possivel envieme as explicações para o meu imail.
    desde já agradeço

  66. Olá,

    Gostaria de saber se você poderia me enviar um desenho ou esquema do Ar Condicionado Caseiro feito com o tubo de cobre e com o de radiador de automóvel para que eu possa me decidir se vou fazer um com cobre ou com o radiador ou se você tem apostila referente ao assunto.

    Obrigado

  67. Agora fiquei na dúvida:
    Devo colocar os canos de cobre na frente ou atrás do ventilador ?
    Realmente ajuda se deixar um pedaço do tubo de cobre enrolado dentro do recipente com água gelada ?
    Que bomba eu poderia utilizar para fazer circular a água ? Ela não congela ?

    Obrigado, aguardo respostas !!!

  68. oi gostei muito do progeto ja tenho uma ideia vo pega uma cartolina e colocar traz do ventilado e fazer um tubo para consentra o ar a parsar pelo os tubo de cobre, ainda vou fazer com que os tubo de cobre, tenha aletas de aluminho, como nos radiadores de automovel, vou corta as latinha de aluminho e colocar nos tubos de cobre, fazendo isto a troca de calor com o ar sera mais eficienti, obrigado um forte abraço.

  69. mais uma coisa para a galera que não sabe onde encontra bomba de liquido va nos ferro-velho la tem muita maquinas velhas que tem muitos tipos de bombas vc vai pagar muito pouco. maquina de lavar tem uma bomba muito boa, bomba submesa de aquario tabem serve.

  70. quero saber si usando um radiador de ar condicionado de carro funciona bem.outra coisa posso usar a foça da gravidade para fazer o liquido sircular pelo radiador. deste modo nao preciso de bomba de liquido, menos eletricidade não e verdade. tenho um noblek SERA que tem como ligar um ar codicionado nele usando placas de enegia solar. quem sabe me diser eu gostaria de saber se seria viavio.

  71. quero troca esperiencia com auguem,eu ja iventei augumas coisa como por exemplo o exautor de pc eu fiz de resto de canos de pvc meu quarto era muito quenti por causa do pc ligado eu canalizei o ar quente para sima do forro do meu quarto agora não fico com o ventilador ligado o dia todo não faz tanto calor como antis assim tudo fica mais frio no meu quarto si augem tem interece em montar um exaustor deste e so me mandar um imail: davifilho008@hotmail.com

  72. gostaria de saber se daria p colocar em uma lan hause.

  73. eu faria melhor

  74. Pessoal, deem uma olhada nesse refrigerador de água, eles conseguem fazer um refrigerador sem ter que usar água geláda. http://www.ecobrisa.com.br

    alguem teria uma idéia de como implementar isso caseiramente?

  75. Você poderia desenhar um esquema de todos os procedimentos de como montar esse ar condicionado?

  76. o q vcs acham de adptar um ar condiciornado de automoveis em residencia???

  77. Ola amigos. gostei muito desse tuto. a ideia de fazer esse ar condicionado é muito legal.
    Mas fiquei com algumas duvidas: E sei que quem já desenvolveu esse projeto podera sanalas.

    1- Todos concordam que a agua esquenta após passar pelos tubos de cobre.
    Então gostaria de saber se essa agua volta a ficar na temperatura ambiente após passar pelos tubos de cobre, caso seja, creio que a ideia de usar um radiador ñ iria funcionar, pois de acordo com o que Li a respeito de radiadores, eles tem a finalidade de fazer com que a agua volte a ficar na temperatura ambiente.

  78. oi emersom gostei muito da ideia
    estou com a ideia de coloca em um carro
    sera que seu eu utiliza as partes de um bebedouro consigo manter a agua, fique gelada e passa pelo cobre.

  79. o ventilador pode ser colocado depindorado na parede.abraços

  80. e se ele puder ser pemdorado na parede como eu faso para colocar os equipamentos.abraços

  81. Parabens pelo projeto do ar condicionado, gostaria de saber se alguem tem um projeto daquelkes ventiladores que lançam um spry de água para resfriar o ambiente.

  82. Oi Emerson, quero uma opinião sobre qual medida do tubo de cobre (1/8″, 1/4″ ou 3/8″) eh mais aconselhavel e se possível o motivo da escolha.
    Também preciso que informe o mínino de voltas que a espiral deve possuir para um ventilador com 35 cm de diâmetro na parte traseira ou então informe uma equação em função da medida de um diâmetro qualquer. Obrigado.

  83. ola Emerson quero sader se ese projeto pode ser feito em vemtiladores que pemduram na parede.obrigado.

  84. quando ja estala os equipamentos no vemtilador o vemtilador´pode ser movimemtado porque senão eu adapito ele num lugar omde não ocupa espaso.estou aguardando respostas.abraços.

  85. Caro Emerson gostaria de fazer uma pergumta o vemtilador nao pesa com o fiu de cobre? e nao gasta mais energia? gostaria de saber .abraços.

  86. Emerson, gostaria de receber o tuto do ar caseiro, por favor se puder me enviar, agradeceria. obrigado

  87. [...] em inglês. Mas quem quiser ver as instruções simplificadas e em português, pode ir no Cometa [...]

  88. Emerson, parabéns pela iniciativa de divulgar essa idéia. Se possível, gostaria que você me enviasse por e-mail, pois vou tentar fazê-lo.
    Você tem alguma coisa sobre um sistema de aquecimento de água solar, feito artesalamente? Me falaram algo sobre usar um sistema que acopla tubos de pvc dentro de garrafas plásticas sobrepostas, revestidas com a parte melátlica das embalagens de produtos longa vida. Você conhece algo a respeito?

  89. Retificando: sistema de aquecimento solar de água, feito artesanalmente…

  90. amigos, tenho moto e ao abastecer percebo que o tanque fica gelado, será que se eu fizer o esquema usando gasolina ao invés de agua não ajudará a gelar mais os tubos e consequentemente o ar??????

  91. Que tal fazer este circuito fechado com serpentina de cobre no fundo de uma caixa de isopor e garrafas pet com agua congelada em cima + um motororzinho para bombear a agua. Pode-se tentar isolar a mangueira que sai da caixa com matearil isolante,vendido em casas de refrigeração.

  92. Ei pessoal, é o seguinte, se pegar uma caixa de isopor (térmica) e fizer uma serpentina dentro dela e colocar gelo, a agua que circula dentro dos canos ficará sempre gelada (aprox. 3º a 6ºC), é claro, precisa de uma bombinha de baixissima vazão (como uma de limpador de pára-brisa de carro) para fazer a agua circular. Como a vasão da bomba é baixa e ela ficará dentro da caixa, terá-se sempre água gelada e pouco disperdicio de água também, já que a unica coisa que terá que fazer é, quando o gelo derreter, congelá-lo novamente. Feito isso, coloque mangueiras de pvc, porém com isoladores térmicos (vendidos em lojas de refrigeração), para que a água chegue gelada ao cano de cobre. É FUNCIONAL, MAIS PRATICO E GELA MAIS O AMBIENTE, JÁ QUE AGUA PERMANECE MUITO MAIS GELADA POR MAIS TEMPO. * em casa conseguiu abaixar a temperatura do meu quarto, que é pequeno, suficientemente bem, pra que eu precisa-se desligá-lo de madrugada!!!!

  93. Exatamente Valter,só o motor da bombinha do limpador não vai aguentar o serviço,pois ela gira com uma rotação altissima e é projetada para uso eventual.Sugiro alguma bomba da área de aquarismo.

  94. Ok, pensando melhor é verdade, é que pensei no funcionamento da bomba do limpador mas ao invés de usar 12v pensei em uma voltagem menor, para que além da rotação ser menor e a vasão de água também, ela esquentaria menos. Mas com a utilização de uma da área de aquarismo (mas tem que ser de baixa vasão, pois se não a água não esfriaria suficientemente bem) também ficaria perfeito. Excelente comentário!!!

  95. ola amigos da ciencia assim como vcs au tbm goste inventar bom essa d termo sifao me intrigou desde entao tive varias ideis d aproveitamento uma das ideias e utilizar o termo sifao numa lanchonete onde no lugar sol ,eu utilizo a chapa de fazer lanches para aquecer a serpentina d cobre q por sua vez vai ate a fritadeira de de batata que utilizo oleo na verdade ainda e uma ideia mas num sei c na pratica o termo sifao funciona com oleo

  96. e a outra e na churrascaria que a serpentina passa pelo calor da churrasqueira q por sua vez vai ate o banho maria aquecendo assim a agua do self service e so uma questao de altura aceito dicas e sugestoes

  97. ah! ja ia me esquecendo essa do ar condicionado e formidavel vou fazer esperimetos aqui na minha casa para a utilizacao da propia rotaçao do ventilador fazer bombear a agua logo vos falo s deu certo parabens por esse espaço cometa tenho outras ideias tipo utilizar um pistao idraulico que uma força tremenda para locomoçao no lugar d motores poluidores esta e fase de aperfeçoameto grato pela atençao

  98. alo

  99. Eu sempre coloquei garrafas pet com água congelada na frente e atras do ventilador… Assim ele ventilava ar frio…

    Demora cerca de 40 minutos pras 4 descongelarem…

    Diminui uns 5 graus no ambiente…

    Vou tentar essa dos canos de cobre esse verão!

  100. achei muito interessante o site com ideias inovadoras.parabens. ha e vo testa a ideia do ventilador.

  101. Olá, amigos. Parabéns pelos comentários. Gostaria de dar uma sugesutão, que talvez resolva o reaproveitamento da água quente e fria no mesmo reservatório. Como a água quente é mais “leve” se colocarmos em uma caixa de isopor uma camada de gelo(embaixo), sobrepondo esta camada com uma manta ou algo parecido, a água quente poderia retornar para a parte superior da caixa, tendo que passar pela manta(ou algum coxim de serragem) para chegar à agua gelada, onde o ciclo se reiniciaria. Seriam necessárias dua saídas: 1 embaixo, para a água gelada e outra em cima, para o retotno da água quente. Acredito que a perda do gelo seria mais lenta neste processo. É só uma opinião, certo? Abraços. Por favor, comentem. É a minha primeira mensagem.

  102. Eu segui todos os passos…
    coloquei o tubo de cobre atrás do ventilador com a mangueira de PVC, o balde com agua gelada e nada. Não passa a agua. O que será que pode estar acontecendo?

  103. sobre como funciona esse ” ar ” caseiro ,

    pensei em 2 caixas termicas com algumas garrafas pet ( com agua , alcool e sal ) , bem congeladas ,
    e as caixas bem seladas p/ haver pouca perda de frio

    uma bomba da baixa pessão poucos l / h .

    segue o link : http://www.imagehosting.gr/upload4/out.php/i54569_arconcaseiro.jpg

    e outra , ideia q tive esses dias , é tipo uma chamine , exaustor , sei lá n~sei bem como definir .

    mas é pra telhas de Fibrocimento ( amianto )
    casas com essas telhas esquentam mt , e pior se n~tiverem uma boa fonte de ventilação .

    olhem a foto do meu projeto :

    vou faze-la em fibra de vidro . em breve posto algumas fotos , o meu pior problema é a chuva , como dexa-la bem vedada contra chuva , ja q telha vai ser cortada ( um quadrado de 50 x 50 ) .

    se alguem tiver alguma ideia pra me ajudar
    me manda um email ou add no msn
    jonathan-silva@hotmail.com

  104. parece ser bom ! mas eu costumo colocar e garrafa de pet 2 l, na frente e atraz , e sempre tem outras na geladeira de reserva! quando elas esquentam , eu pego a congela e coloco na frente do ventilador de novo, e coloco a quente na geladeira! o bom e que vc sempre vai ter agua gelada perto de vc! rsss

  105. como faço para entrar em contato com o lele, que postou em 07/2007?

  106. como faço para entrar em contato com o lele, que postou em 07/2007?

    meu e-mail: hbbitar1@uol.com.br

  107. Desculpem minha ignorancia, é que não entendi direito esse projeto. O balde de 20 litro ficará acima do ventilador, dentro desse balde eu coloco agua na temperatura ambiente e depois jogarei a pedra de gelo feita com água e sal? A ponta de uma das mangueiras ficará dentro desse balde e a outra ponta ficará dentro de outro balde no chão? Esse balde no chão deverá estar vazio. Como a água do balde de cima irá cair para o balde de baixo, terei que sugá-la com a boca, como quando vamos tirar combustivel de um veículo? Obrigado e abraços a todos.

  108. Caras essa idéia vai ser muito útil pra mim, já que moro em Teresina – PI, que por sinal é quente pra caramba… Vol começar a fazer o projeto… Só uma pergunta ingênua: Meu quarto é consideravelmente pequeno só que não é forrado, será que pelo fato do teto ser de telhado eu vou ter uma perda de baixa temperatura? (o quarto não vai esfriar?)

    Valeu! fuuuuuiii!

  109. Amigos, adorei todas as idéias e sugestões, li cada uma delas, irei fazer um refrigerador pro carro com uma caixa de isopor, assim que ficar pronto aviso vcs e mando as fotos.

  110. Pode gastar menos energia (Watts), mas gasta sim. A água delada vem de algum lugar e o ventilador gasta pouco, mas ainda assim gasta energia.

    Cuidado com os termos. É assim que as empresas vendem q seu produto é BIO, ECO, SUSTENTÁVEIS… essas palavras da moda, mas por mais eficiente q seja, ainda assim, existe consumo de energia e água.

    Porém, pode-se usar água usada, ao invés de água potável. Aí, será mehor ainda.

  111. gostaria de saber se alguma destas experiencias os canos condensaram muito, ou menos pela pouca temperatura de resfriamento. se condensou tenho algumas dicas para aprimoramento do projeto. ah se alguem estiver interessado em material de ar condiconado ou refrigeração domentica pode contar comigo.

  112. gostaria de saber se alguém consegue com o lelé o projeto dele onde fez um ar condicionado da geladeira dele onde conseguiu refrigerar 3 quartos. Caro Emerson, será que vc tem como entrar em contato com o lelé e pegar o projeto dele ou me passar o email dele? Pode tb me mandar por email a apostila completa sobre como fazer o ar condicionado com um ventilador e/ou radiador? sabe dizer quais as vantagens e desvantagens entre eles? brato. Pedro

  113. va as lojas pernambucanas compre um 10000btu nervoso, ligue p/ o doutor miau e pronto vcs irao ficar no verdadeiro clima da antartida sem ter que ficar correndo atras de radiador e outras coisas ne ferro velho . voces estao no seculo 21 isto ai nao e ideia de genio e nen novidade me lembro de quando tinha 9anos ter visto essa jeringonsa na revistinha do professor pardal e quem jogava a agua fora todos os dias muito p… da vida era o lampadinha…

  114. Bem amigos, parabens a todos pela empolgação e participação. É bom ver que em tempos de consumismo, onde ainda há muitos que relutam em aceitar a nova realidade de que cada um temos de fazer mesmo nossa parte, tantas pessoas se empenhem em dar sua contribuição para o futuro.
    li todos os comentarios, pois como sou engenheiro de uma grande estatal da area de energia, e tenho bastante tempo disponivel durante minhas folgas, também passo algum tempo a tentar inventar algo.
    Li um post sobre o ecobrisa.. então, eu tenho um.
    desmontei ele e to tentando replicá-lo.
    O lance dele é fazer a agua circular e descer por um trocador de papel em frente ao ventilador…
    já fiz todo o sistema, e to agora partindo para a experimentação dos papeis… vou usar um filtro de ar condicionado de carro (na verdade to com 3 filtros do ar do vectra) q custam 18 reais cada um,… se nao der certo, vou abrir os filtros (cortar a lateral e desfazer aquele sanfonado) e a agua vai descer por ele.
    o meu ecobrisa consome cerca de 9litros de agua / h e resfria meu quarto 4×4 em mais ou menos uns 6 a 9 graus (ele depende da temperatura do ambiente e da umidade do ar… como aqui em vitoria está muito quente e seco, ele chega a valores bem consideraveis). o que me chateia é ver um comentario como o do companheiro percadetempo aí acima, que se acha o sabichao, e sugere infrigir a lei, enquanto nós, os demais, queremos contribuir para um mundo melhor, limpo e justo. realmente, é uma perca de tempo alguem como um cara desses entrar nesse site… nao deve ter inteligencia nem para trocar uma lampada incandescente… (será q ele sabe o que é isso?)
    parabens amigos, e continuem assim!

  115. Olá Pessoal!
    Sou tecnico agricola e trabalho com inseminação artificail de bovinos. Para congelar o semem do animal utilizamos baldes (conteiner) com nitrogenio liwuido, são fechados com tampas. Minha sugestão para o congelamento da agua. Se colocassemos ua mangueira entrando de um dos lados desse conteiner, fazendo com qua a agua circulasse por uma serpentina de cobre (dentro do balde) e saisse para a serpentina do ventilador. Nesse caso não teriamos problems com o nitrogenio por que ele estaria eum recipeinte apropriado.
    Espero que enriqueçam minha sugestão, pois godto de inventar coisas…
    Um abraço

    Carlos Melo

  116. Boa ideia! Vou começar a fazer meu projeto! Minha ideia vai de encontro com alguns aqui, de usar apenas um reservatório. Este reservatório seria um isopor com um bomba de aquário com um bom fluxo de agua, em torno de 200 ou mais litros por hora. A agua sairia da parte de baixo do isopor e voltaria por cima. No meu caso, penso em colocar o isopor fora do quarto, pois o meu ventilador fica do lado da janela. Ai sugiro enrolar todo o isopor (externamente) com papel alumínio para haver pouca intervenção do meio externo. A parte de tabulação de plástico seria enrolado com espuma, como alguns aqui sugeriram. Para gelar a agua utilizaria alguns sacos e encheria de gelo e sal. Deixaria sempre uns 6 na geladeira e usava de cada vez 2 ou 3. No processo de gelar estes sacos, gasta-se pouca energia, pois a geladeira já funciona 24h com o freezer pouco utilizado. Por fim, acredito que usar apenas um reservatório seja melhor, pois mesmo que agua aqueça mais rapidamente, os benefícios são de poder usar um reservatório menor, com menos agua e esta agua não se acabe rapidamente.

  117. idéia p/ geladeira velha, fazer 2 furos +/- do diâmetro do fio de cobre na porta do cogelador da geladeira( furo p/ receber água aquecida e outro p/ mandar a água que sai por convecção), colocar manqueira plástica na parte de dentro da geladeira p/ poder poder conectar ao recipiente c/ líquido de água+ sal + álcool.
    amigos creio que dependendo da altura do reservatório não precisará de bombas pq a tendência da água quente é subir e da agua fria descer qdo submetidos a tubulações, no reservatório utilizado conectar a parte de cima deste a água fria e na parte mais baixa possível fica a agua de saída.

  118. AQUECEDOR SOLAR
    Este mesmo princípio (da convecção)pegando na parte superior do reservatório ( de onde vem a água aquecida) e saída da parte de baixo deste ( agua naturalmente mais fria fica abaixo do reservatório) poderiamos construir um aquecedor solar p/ esquentar a água da caixa d´água só pegarmos um recipiente preto e pintar o reservatório e as manqueiras de preto p/ absorver mais calor

  119. aquecedor solar

    e claro deixar o recipinte num lugar de muito sol ( telhado por ex) a cad volta que a água dá no circutio de mangueiras aquecemos o reservatório.

  120. Olá amigos, ja conheci aeste projeto inclusive já vi funcionando em uma loja do centro aqui em Recife-PE e realmente baixa muito bem a temperatura da loja, mas eles tem um problema, ficar repondo agua, que eles usam um refrigeraodr antigo pra isso, bem, isso não solucionao valor da construção muito menos o baixo custo da energia, porém tive uma ideia depois de fazer varios experimentos, comprei um “gelagua” da marca platinum modelo YLR0.7-5-X que ele não usa motor e sim um tipo de refrigeração semi condutora que tem o custo de energia muito baixo, porém não sei o nome desta peça e nem como conseguir meu projeto esta baseado nele refrigerando a agua e uma bomba de aquario fazendo a circulação da água acredito qeu funciona e bem, porém peço a ajuda de alguem que conheça esta tecnologia pra me dizer o nome pra eu poder consegui comprar acredito qeu seja baixo custo pois, o refrigerador funciona belezinha e custou R$ 160,00 ou seja esta peça não pode ser mais que R$ 80,00. agradeço muito a colaboração de alguem.

  121. ok sei qeu escrevi ai em cima mas encontrei o qeu queria vo comprar, fazer a experiencia e postar aqui chama-se pastilha-termoeletrica, custa 63 reais da pra assumir o risco, hehehe. abraço a todos que estão contribuindo com este projeto.

  122. inclusive to terminando auqi o projeto de um pra o carro. no meu caso vo colocar no fusquinha pra teste se funcionar vai ser massa.

  123. IGOR PABLO, MANDE FOTOS COM TODO OS PROCEDIMENTOS E COMPONENTES. TENHO UM FUSCA E SOU DO RIO DE JANEIRO ( MUITO QUENTE )

  124. tranquilo deixa teu email aqui ou msn que agente entra em contato, to comprando as peças amanha.

  125. IGOR PABLO. Eu já vi essa pastilha a venda no Mercado Livre. Pensei logo nela pra esse projeto. No caso, a pastilha serviria para manter a água mais tempo resfriada.

  126. isso mesmo ela vai funcionar como um refrigerador, mantendo a noite toda ou o dia todo , mas poderia ser usadas mais de uma, estou ten do probelmas com o projeto aqui pois o frio que esta na tubulação de corbe não está sendo distribuida, alguem ja fez e teve o mesmo problema ?

  127. To precisando de uma ajudinha! Na verdade eu tenho um condicionador de ar aqui bem velhinho desses de janela mesmo. Acontece q onde quero usar o ar condicionado não ha possibilidades de colocar uma caixa para o mesmo. Entao fiquei pensando aqui se havia a possibilidade de separar o evaporador, o compressor e o ventilador em uma parte e em outra parte ligar o condensador e o outro ventilador fazendo uma especie de split caseiro! Alguem ai poderia me ajudar???

  128. Olá….
    tive uma ideia… gostaria que comenta-se se talvez daria certo.!
    se eu criar algum tipo de reservatorio de agua gelada… ir criar um tubo de ar , que liga-se o reservatorio á parte traseira do ventilador! fechando completamente a parte traseira do ventilador ate o reservatorio, funcionaria ? ou seja o ventilador seria capaz de sugar o ar gelado do reservatorio?

    Aguardo!

  129. d0o0o0o0o0o0o0o0o

  130. Galera pode ser assim!! vc fais o esquema normal do arcondicionado caseiro mais vc compra uma mini geladeira de carro que é 12v,serve em um eliminador ou uma fonte de pc,ai vc coloca as garafas congeladas dentro e bota uma bomba de carro que joga água no vidro pra a água aquecida voutar pra a mini geladeira.o problema é que a geladeira é na media de R$ 200,00 e a bombinha de carro é ums R$ 20,00.flwss se vcs tiverem uma solução barata mim falem….abraços…..

  131. so respondendo o rafaelmaturino, não funcionaria pelo qeu to entendendo pq o ventilado rnõa teria de onde puxar ar.
    fiz a experiencia so falta a pastilha peltier que é a mesma que está na geladeira que o deraldo ta falando, bom estou com fotos de todo o processo vo ver um local pra colocar. ai posto aqui, mas funcionou muito bem, somente com agua gelada quando tiver chegado a pastilha (la pra quarta-feira) ai faço o arcondicionado completo, deixei o ventilador de lado e utilizei um condensador de freezer que custou 62 reais numa loja de refrigeração, ams vc pode pegar usado por ai baratinho ate uns 20 conto. e sobre o ar pra o fusca to temrinando de desenvolver, tudo vai depender das pastilhas qeu encomendei e ainda nõa chegaram. abraço a todos – msn: tonhopub@hotmail.com

  132. outra cosia usei bomba submersa de aquario, perfeito bombei na velocidade ideal.

  133. Olá pessoas, tem uma novidade em meu blog, eu achei a soluçao ideal para substituir o balde de água.
    Visitem meu blog

    http://arcondicionadocaseirobruno.blogspot.com/2007/12/ar-condicionado.html

  134. Oi Igor vi seu comentário sobre o gelagua que vc comprou,pois eu conheço tudo sobre essa peça e até ja fiz esse projeto que está em meu blog, e te digo que se esse sistema de agua gelado for o da cor preta não funcionará muito bem, o sistema qual usei é o mais potente entre eles e serviria para vc testar,
    pois eu trabalho com esses aparelhos do manuntençao nesses equipamentos e tenho alguns inventos, estou tbem transformando um gelagua de compressor, em ar condicionado que logo em breve colocarei as fotos em meu Blog.
    visite e divulgue meu blog:
    Daqui pra frente terei muitas novidades://

    http://arcondicionadocaseirobruno.blogspot.com/2007/12/ar-condicionado.html

  135. massa bruno ficou parecido com o meu, sendo que usei um condensador mesmo de freezer, to vendo um local pra postar.

  136. car sei tud sobre esse sistema qualquer dúvida eu te esclareço,poi trabalho dando manuntençao nesses aquipametos,

  137. massa, me passa teu email qeu te mando as fotos do qeu to fazendo.

  138. [...] 10 “Faça você mesmo” 1º. Transforme seu celular em um Nokia N95 (Já fiz o meu) 2º. Ar-condicionado caseiro (Vou fazer) 3º. Luminária com peças de acrílico 4º. Construa um amplificador para Ipod 5º. [...]

  139. Parece uma idéia interessante.
    Por isso, vou quebrar a cabeça e fazer.
    Muito obrigado.

  140. [...] a do Ar Condicionado improvisado. Não vou explicar como faz até porque você mesmo deve ler aqui NESTE LINK direto para o site, mas veja o que é [...]

  141. tenho um climatizador breeze da consul q possui um reservatório de água no fundo dele onde coloco água, gostaria de saber se há a possibilidade de eu colocar como vc disse, colocar um recipiente de água, sal e álcool dentro dele para ver se resfria a água dentro dele, pois ele evapora a água mas o ar não resfria muito.

  142. [...] Postado por: dardna em Como fazer? 1º. Como transformar o seu celular em um Nokia N95 2º. Como fazer ar-condicionado caseiro 3º. Como fazer luminária com peças de acrílico 4º. Como fazer um amplificador para Ipod 5º. [...]

  143. Agora, vou pegar um gelagua e vou transformar em um ar condicionado.
    Aguardem…….

  144. vejam aquecedor solar de garrafa PET no meu blog

    http://arcondicionadocaseirobruno.blogspot.com/

  145. ola eu estive lendo bastante sobre o asunto e sempre tive intereces e ideias sobre o asunto eu ja fiz bastante destes tipo de projeto o ultimo deles foi assim eu desmontei um ar de 7500 btus e fiz asim ussei a saida do compresor (gas quente condensado) pra aquecer agua para tomar banho numa caixa termica desta que usa no sistema solar ea outra caixa usei o evaporador(onde o gas evapora e gela) anbos os reservatoria usei uma serpentina dentro dela e usei tbm um sistema para troca de calor com u, radiador de carro ventoinhas e uma bomba de maquina de lavar eletrica para circolar a agua no radiador so oq digo ficou um espetaculo muito bom eu faço estas coisas so pelo prazer de fazer e ver funcionado a estou com uma ideia para fazer um ar condicionado com uma freezer para uma lan house usando a agua fria e um radiador e tal.. a freezer …agradeço a atençao e gosto muito de inventar abraço..

  146. e assim que tenho na cabeça primeiramente eliminar o calor que podemos assim colocar um duto de aluminio em cada saida da fonte do pc isso indo para um duto com presao negativa sendo na ponta dele que ficara para a parte de forada loja um culer forçando a saida do ar quente e usar monitor lcd q produs menos calor e gasta menas luz e o primeiro passo segundo colocar a freezer do lado de fora para evitar o ar quente proviniente do condesador da frezer so duas mangueiras para circular a agua fria entre a o frezer e o radiador e finalmente e ventoinha pra trocar o calor dentro da lan e isso eu axo sempre que funciona o meu projeto agora e so colocar em pratica se alguem poder me ajudar com alguma ideia sobre o asunto eu agradeço e tbm tenho bastantes na cabeça entao e isso fuii…

  147. bom, chegou minha pastilha peltier, testei apenas pra ver se tava funcinando, ta perfeita comprei a de 92 watts e vo terminar a experiencia, assim que estiver funcionando posto aqui. abraço

  148. Achei a soluçao para a agua quente que digo nao seria tao quente assim pois a passagem na serpentina de cobre nao seria tao devagar. pois bem pegue o ventilador com a serpentina de cobre de as voltas na parte de tras do mesmo, conecte uma mangueira daquelas finas de pedreiro nas duas pontas , segundo passo pegue uma caixa de izopor coloque em espiral no interior da caixa de izopor mais serpentina de cobre, plugue na serpentina que esta dentro do izopor mais na parte que fica no auto e a outra mangueira de recuo de agua quente dentro de outro izopor, com uma bomba de aquario bombeando a agua que supostamente estaria quente, iria passar por dentro da serpentina que esta dentro do isopor com muito gelo a serpentina em contato com o gelo transmitiria o respriamento da agua quante e deixando numa temperatura ideal por bastante tempo já fiz e funciona por seis horas, o motivo da durabilidade e a quantidade de agua que eu coloco , somente 4 litros pois a mesma agua que passa na serpentina do ventilador e a mesma que respria na serpentina do isopor .ta ai se ar condicionado caseiro que da pra usar praticamente a noite toda. lembre que no isopor com serpentina coloque muito gelo ate emcima nao precisa de agua nao, use sal grosso e jornal para manter congelado e tampe o isopor, se vcs acreditarem eu usei ele com a mesma eficacia por 10 horas direto.
    qualque ideia me enviem

  149. e aew eu fiz um com uma caixa pequena de 6 litros até q ficou legal , fiz uns cubinhos de gelo ( agua e sal e alcool ) usei uma boma sarlo 180 l/h usei umas mangueiras ” blindadas ” ,dexei a caixa bem vedada . durou bastante tempo .

    botei o circulador de ar na janela . dexei um tempo ,como exaustor , depois botei o gelo , até q refrescou o quarto , no proximo projeto

    to pensando em usar agora uma pastilha peltier , pra agua fica gelada direto ,
    tipo essa foto parece simples a montagem .

    olha só a pastilha chega a criar gelo

  150. [...] Transforme seu celular em um Nokia N95 2º. Ar-condicionado caseiro 3º. Luminária com peças de acrílico 4º. Construa um amplificador para Ipod 5º. Imã de [...]

  151. emerson vc não pode me mandar por email ou por esse siti mesmo um ou mais sites que sosam ter bombas de aquario baratas para comprar e que o frete para emtregar seja gratis?.

  152. ohla o meu site pode mamdar os sites por ele tambem viu:www.joaoxml8.blogspot.com

  153. ola amigo sou mecanico em refrigeração ja vi muita coisa estudo muito na aria de ar-condicionado desde residencial como industrial.sua ideia aprincipio pra quem tem paciencia de ficar trocando aqua de um baldo e coloncando agua pra gela so e bom pra sonabolos e uma bao. mas pra mim não vale nada,
    da muito trabalho. agora si sua ideia tornace a agua sempre jelada pelo menos uma noite dava certo.
    sua ideia se basei no cistema de ar-condicionado que funciona com agua gelada como o (shile); mas e a sim, quem sabe vc não descobre um jeito que não de tanto trabalho ai vc patentia como seu produto eganhar muito dinheiro.si vc quiser eu ti mando um esquema de um ar-condicionado a agua.

  154. ola
    Tenho um sistema que utiliza água gelada de 4 a 7ºC, e mantenho 1000litros de água gelada no sistema. A caixa é isolada termicamente e todo o encamamento tbm. Porém quando chega no meio da semana a temperatura começa a subir chegando aos 15ºC devido ao uso da água durante o processo de produção. A pergunta é: Se eu aumentar a quantidade de água de 1000 para 3000 por exemplo vai aumentar o tempo que a água demora para subir a temperatura? E esses reservatórios teriam melhor funcionamento se feitos separados um do outro ou não?
    Obs: Esse seria um meio de fugir da troca da unidade de água gelada por outra maior.(pelo menos por enquanto)
    Obrigado!

  155. olá pessoal ,tenho placas PELTIER bem maia em conta.
    visitem meu blog…..

    http://arcondicionadocaseirobruno.blogspot.com/2008/06/placas-peltier3800.html

  156. Emerson, primeiro de tudo Parabéns!!!
    Fiquei muito interessado e curioso com o projeto…
    Seria possível uma pessoa sem experiência alguma montar esse “ar condicionado”?
    E também se tens o tutorial passo a passo com imagens e tals…
    Muito grato e mais uma vez parabéns!
    Aguardo respostas ansiosamente.
    Abraço!

  157. Boas amigos, não haverá maneira de em vez de se usar um balde de agua gelada se possa usar um motor de um figurifico ou coisa parecida??
    Pois a meu ver essa ideia de agua gelada dará muito trabalho
    terá de se andar sempre a mudar essa dita….

    Mas parabéns pelo manual, a partir desta ideia virá muitas outras e para melhor…

  158. Boas amigos, não haverá maneira de em vez de se usar um balde de agua gelada se possa usar um motor de um frigurifico ou coisa parecida??
    Pois a meu ver essa ideia de agua gelada dará muito trabalho
    terá de se andar sempre a mudar essa dita….

    Mas parabéns pelo manual, a partir desta ideia virá muitas outras e para melhor…

  159. Estamos fazendo, se der tudo certo vamos postar aqui.
    Compramos tudo, o cano de cobre, mangueira, compramos o motor de aquário pois vamos usar um circulador de ar e não um ventilador, então fica muito baixo e nos obrigamos a comprar o motor.
    Também compramos uma caixa de exopor, que vai fazer com que a água dure mais tempo gelada. Fizemos as contas e gastamos na faixa de 115 reais. 7 metros de cano de cobre aqui na minha cidade gastamos em torno de 40 reais. O motor de áquario pagamos 42 , o exopor 20 reais e mais alguns tipos de mangueira para teste. Agora resta saber se vai funcionar depois de feito.
    Valeu a dica ae Emerson e tomara que dê certo hehehehe.

  160. Como transformar uma geladeira em ar condicionado veicular?
    Como posso fazer para usar uma geladeira velha para fabricar um ar condicionado veicular? preciso gelar meu carro!
    o que eu faço com o compressor ?
    tem geito de usar um compressor mecanico ?
    meu carro tem motor refrigerado a ar…
    porche 4 cilindros

  161. vao no yahoo perguntas e
    busque por:

    <<<<<<<>>>>>>>

  162. pesquise no yahoo perguntas por:
    —-Como transformar uma geladeira em ar condicionado veicular?

  163. queria uma ajuda estou pensando em montar um com bebedouro de agua e dois mini ventiladorea(aqueles de uns 20 centimetros)
    o compresor ficaria fora de casa
    q bebedouro deveria usar e q bomba

  164. OLÁ AMIGO PARABÉNS PELO INVENTO, POR FAVOR PASSA PRA MIM UM RASCUNHO DELE MONTADO. É POSSÍVEL.

  165. Tudo bom pessoal, estou com um projeto na cabeça e estou desenvolvendo ele, vou usar um exaustor que vai ficar na parede para puxar ar externo, dai vou canalizar com tudo pvc 100 mm, ate uma caixa isopor, que vai possuir uma serpentina de cobre, que vai ser alimentada por uma bomba de aquario, que vai conduzir agua gelada de dentro da geladeira,( os tubos cobre entram geladeira, e vão ate um recipiente embaixo do congelador), dai o ar gelado da caixa de isopor serao conduzido novamente por tudo pvc de 100 mm que emcima do forro vão ate meu quarto, ( os tubo pvc serão isolado com papel aluminio, mais tarde vou substituir por tubos de aluminio propprios) e siram pelo forro que posso colocar grelhas apropriadas. colocarei tb uma chave para acionar o exaustor na cabeceira da minha cama, que ja possui um painel pois ja tenho varios comandos lá, desde luz interna quarto spot, luz externa e controle ventilação quarto. espero concluir logo, e concerteza vou estar aqui divulgando. se alguem tiver sugestoes, agradeço. email. eversvartz@hotmail.com valeu um abraço.

  166. Adoro fazer essas experiências tipo faça vc mesmo e economize…mas no mercado livre tem uns Ar Condicionados, de R$200,00. nao seria mais pratico.

  167. Pessoal, eu possuo uma loja de roupas que fica num imóvel alugado, que só tem a laje (não tem telhado). Na laje apliquei um produto que não deixa agua infiltrar … logo não tenho problemas com chuva …. o meu problema la é a tempertaura… que é muito elevada …. o imovel mede 5 m x 15 m (75m2) ….estive pesquisando e para refriegerar esta area com ecobrisa iria gastar em torno de R$ 5000,00 …. tambem gastaria em torno deste valor para fazer o telhado …. gostaria de saber de voces se este experimento caseiro seria capaz de resfriar uma área tão grande …..

  168. pra quem entende mais ….. esta pastilha conseguiria gelar agua de uma caixa de isopor a ate quantos graus ? E durante quanto tempo ?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82056191-pastilha-termoeletrica-185w-brindefrete-gratis-105w-reais-_JM

  169. gostaria se possivel o esquema deste ar condicionado caseiro passo a passo

  170. ola pessoal acabei de montar o meu ar condicionado..
    usei um radiador de ford focus
    paguei 15 reais duas bombas de aquario uma com vazao de 170 l e outra de 300 trinta reais cada uma
    e uma caixa de isopor de 24 litros acho que deveria ter comprado uma menor talvez.
    esta funcionando perfeito a nao ser pelo trabalho de ficar fazendo gelo ainda mais que minha geladeira é meio fraca pra isso.

    estou bombeando agua pro radiador do radiador pra um reservatorio comum e do reservatorio de volta pra caixa de isopor…foi feito meio que as pressas e estou pensando em mudar o reservatorio comum por outro isopor só que bem pequeno e com muito gelo e toda a mistura quimica ´p/ otimizar
    mas estou em duvida a respeito da eficiencia,
    acho que sera emlhor utilizar aquelas placas peltier
    vo ver se acho pra comprar amanha sera que encontro em lojas de manutençao?

    ps funcionou muito bem e gastei pouco 100 reais

    e em relaçao a economia de energia é perfeito pois o ventilador estaria ligado dequalquer forma e cada bombinha de aquario consome 3,8 w se deixar ligado 10 horas por dia consome o que uma televisao consome em uma hora!!!
    legal encontrar outras pessoas que tb sentem prazer em montar coisas

    abraços

  171. ola pessoal trabalho com refrigeraçao industrial,por nh3 (amonia).
    encontrei o blog hoje, achei muito boa a ideia do ar condicionado caseiro gostaria se possivel de receber apostilas com mais detalhes,PELO E-MAIL >pcvs83@yahoo.com.br<
    parabens a todos pelas ideias ao receber as apostilas vou tentar montar o esquema de ar caseiro obrigado a todos

  172. ola pessoal sera q nao e possivel usar amonia no lugar do gelo?

  173. Atençao turma sou Fernando e temos um grupo em nossa cidade que estuda a melhor maneira de transformar a energia solar em energia de refrigeração. Já imaginou voce parar o seu carro em um estacionamento em uma manha cheia de sol e enquanto isto, ele ficar acumulando a energia do sol para quando precisar, alimentar o ar condicionado, sem gastar uma dose de combutivel?
    Entre contato conosco atraves do e-mail: fcemoraes@hotmail.com e vamos trocar ideias.

  174. Legal essa criatividade, porque voce não tenta adapita-lo com pastilhas peltier, que, pode esfriar a agua de 20 graus a 0 graus; sem ser necessário estar trocando contantemente a água. Além de tudo as pastilhas peltier é barato e acessível . pesquise nas imagens do google lá tem dados sobre estas pastilha e até onde compra-las.

  175. eu enrolo o cobre na parte de tras ou na parte da frente – deixa ver se entendi
    pego um balde de agua gelada e outro vazio – ai ligo o uma mangueira no gelado e ligo no cobre – e a outra ponta eu despejo no balde vazio é isso

  176. Sugiro a todos fazerem um bom curso de português, pois ‘tá brabo’ os erros!!!

    mas a idéia é boa,apesar de nao render muito em lugares muito quentes… mas tenho uma outra sugestão, façam a agua circular pelo lado de fora da casa e voltar para o recipiente gelado, a noite mesmo sendo calor a temperatura é mais baixa, então vai ser como se vc estivesse dormindo ao ar livre…

  177. Realmente, essa ideia não rende muito em locais quentes. Aqui em belém pelo menos, não rendeu. Fiz tudo certinho, apenas coloquei o tubo de cobre na frente do ventilador de diferente.

    Não gelou o ambiente.

  178. Isso nao funciona.
    Gasta uns 60 reais pra fazer e nao da em nada.
    Fiz um com tubo de cobre de 2,5 polegadas, dobra eles em uma cx de isopor, deixa as 2 pontas do tubo fora da cx. Enche a cx com gelo e arruma um soprador de ar pra soprar ar dentro do tubo de cobre. O ar sai bem gelado.

    Dificuldades:
    Dobrar o tudo de 2,5 polegas e arrumar um soprador potente e silencioso.

  179. Emerson,
    Eu fiz um aparelho desse, porém não funcionou. Não sei o que ocorre. Eu usei um tubo de cobre muito fino eu acho, bitola 3/16′
    Será que é isso?

  180. se for feito uma grade de tubos ao inves da forma em espiral , a agua voltaria sozinha pro mesmo deposito sem precisar da bomba,nao ia gastar energia eletrica e nao precisaria de dois depositos, gastaria somente um deposito.
    ta certo que a agua do retorno esquentaria mas dentro deste deposito pode ser criado um sistema que nao deixaria a agua se misturar com agua fria

  181. a todos que tenham dificuldade de conseguir os caninhos de cobre, tendo em vista o preço do referido cobre. cabe procura-lo usado em ferros-velhos com descarte de geladeiras velhas0

  182. muito boa, se liga na ideia, se vc conseguir passar um tubo (serpentina) por dentro de um cubo de gelo dentro de um isopor isolado ou congelador, ligado por uma bombinha dessas de aquario para a movimentaçao da a agua nao seria melhor para o resfriamento, pois se desse para passar po dentro de uma geladeira ou um freezer frigobar etc … vc estaria com um otimo resfriador de ar, valeu rapaziada

  183. ola amigos eu estava lendo ai que tem um cara querendo refrigerar oas provedores dele se ele entrar no google vai em coolers e la vai enconntrar umas pastilhas de refrigeraçao . ela e colocada entre dois coolers refrigera mesmoi e eficiente e barato.
    e vai iluminar a cabeça de voces ai que gostam desta doideiras valeu .

  184. parabens a todos pela iniciativa.
    para obter a água gelada tentem utilizar a tecnologia de absorção.
    experimentem no google o tópico refrigeração solar.
    , quando o sol é capaz de resfriar, ciclo Eletrolux por absorsão, chiller por absorção,
    aqueles pequenos frigobares que usam em alguns hotéis usam essa tecnologia para aquecer usam uma resistência elétrica se vc´s instalarem uma uma serpentina adicional sobre o telhado e ao invés de preenchem com água utilizarem óleo e esse óleo utilizarem para aquecer a serpentina do frigobar teram água gelada suficiente para gelar qualquer ambiente.(há um hotel na turquia que utiliza processo semenhante).
    para quem tiver acesso tente utilizar uma geladeira a gás , segundo minhas fontes são bastante comuns na região nordeste e ao invés de utilizar o fogareiro para alimentá-la com calor utilizem o óleo aquecido por um painel solar.
    em uma importante revista da área elétrica li uma reportagem que citava uma rede de supermercados que utilizava motores a gás natural para movimentar grupos geradores a água quente passava em um chiller de absorsão e posterior por um trocador de calor onde aquecia a água para o banho e cozinha e demais usos.
    a energia elétrica gerada atendia a demanda da loja e o frio obtido no chiller era aplicado na refrigeração da loja e balções frigoríficos.
    espero ter contribuido com o projeto de todos.

  185. SE NOS CONSEGUIRMOS UM RECIPIENTE FECHADO COM FREON 22,E ESSE RECEPIENTE SE MOVIMENTAR,CERTAMENTE ELE ESFRIARÁ,SUBSTITUINDO UMA TROCA DE AGUA NO ISOPOR!!!!

  186. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO UM CURSO DE MANUTANÇA~DE AR CONDICIONADO, GELADEIRA E MAQUINA DE LAVAR NO RIO DE JANEIRO E TAMBÉM GOSTEI DESTE MODO DE AR CASEIRO, MUITO OBRIADO.

  187. Tenho um ar-condicionado normal no meu quarto em casa, da springer, que fica numa altura baixa na parede. Não posso jogar a água pra fora porque há a varanda de outro apartamento. Foi puxada uma mangueira pra dentro e a água é escoada pra um recipiente, que é o fundo de um galão de 10 litros de água. Mas, toda noite, a água transborda, porque o recipiente não tem tamanho suficiente e não dá pra ser maior pela altura da mangueira. Alguém tem alguma solução pra isso?

  188. para refrigerar bem a agua e arranjar uma geladeira e meter o balde la dentro com a bomba a circular

  189. e criar um banco de gelo com um recipiente maior ai nao e preciso andar sempre a meter agua no frio

  190. mas posso ajudar vos melhor voces ficam com o meu contacto 939017282

  191. minha sugestão é um motor movido pelo calor ambiente, usar o vapor de um gás que é liquifeito em baixa temperatura e evapora com o calor ambiente girando uma turbina, e passa por um frezer que faz o gás talvez nitrogenio voltar a liqido num ciclo alimentado pelo calor ambiente, o frezzer pode ser bem isolado termicamente, e quem sabe o arcondicionado ao invés de jogar o calor da sala para fora pode produzir energia para funcionar

  192. vai tomar banhon

  193. ola eu tentei fazer mas nao deu certo. eu fiz da maneira como estava ensinando enrolei o cobre em esperial usei um caixa de jopor com agua gela e coloquei um motor de aquario para puxar a agua do jopor ate dar a volta no cobre e essa agua volto para caixa de isopor o cobre fica totalmente gelado mas o ar do ventilador é o mesmo…. o que deve estar acontecendo.

  194. Eu vi o video. O cobre coloca na frente ou atras do ventilador?

  195. olha que firmeza, pra que comprar ar-condicionado…rsrsrs

  196. olha que firmeza! pra que ar-condicionado…rsrsrs…

  197. eu gostaria de saber se eu n poderia fazer duas entradas para duas mangueiras de agua em uma geladeira para poder colokar o recipiente de agua gelada dentro do congelador de uma geladeira velha
    e qnd a agua quente descer para o segundo reservatorio ela eh bombeada devolta para o reservatorio de agua gelada
    como o congelador n vai parar de gela a agua n tera problemas com a agua do reservatorio de agua gelada esquentar

  198. Gostária de receber maiores infomações sobre este progeto(videos,fotos etc, para ser implantado em uma comunidade carente

  199. Foi muito legar ler todos os comentários, aprendi muito, prometo, vou gastar meus reais para testar o invento, prometo também, se funcionar pelo memso por uma hora, mando as fotos para vcs. Abraço, obrigado, fui, DACOSTA – FORTALEZA-CEARÁ

  200. porque que uma garrafa com dois furos.tapando um com o dedo não sai agua mesmo com um buraco aberto

    • Heee, deve ser pq o papai noel existe e o coelhinho da páscoa também,
      ou talvez seja problema do dia do ajuizo final, com movimento da terra em relação a ela mesma onde os polos vão mudar de lugar, onde hoje é polo norte depois do dia 24 de dezembro de 2012 vai vira deserto heheheheheheh!

  201. ola amigo. tenho que prender atras os tubos de cobre neh?
    mas se eu botar na frente, pois da frente que sai o vento…
    e a agua, nao posso botar ela num ispor, e as duas mangueiras jogadas dentro do isopor com agua gelada, assim a agua fica circulando por dentro dos tubos e fica a mesma agua.
    nao precisa botar na frnte os tubos?
    vlew

  202. Então Eu Estou Afim De Montar Um Ar-Condicionado Com Um Motor De Geladeira …

    Sera Que Alguem Aew Poderia Me Dá Algumas Idéias Agradeço Desde Ja É Que Tenho Uma Lan House & Aqui È Muito Quente Valew Abraços Alan House Ah Se Alguem Tiver Uma Ótima Idéia Meu Email É Lanhousedeplatina@hotmail.com Fiquem A Vontade Podem Me Adicionar Abraços….!!!

  203. Cada uma!!! é como diz o ditado, “cada maluco com sua mania” Já pensou? Que coisa ridicula no meio da sala, um ventilador todo enrolado de ferro com dois baldes com água. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Essa é de mais!

  204. so funciona com fío de cobre ou com radiador de carro?

  205. oi gostei eu tenho ar condicionado em casa mas eu trab fora e onde trab é muito quente..
    tenho um ventilador de 90 cm queria saber se eu pegar o motor de um filtro eletrico e fazer essa serpentina atraz do ventilador e colocar o gas refrigerante e ligar nao daria certo ????
    pois ficar trocando agua é complicado…
    entao assim. eu usaria um motor de filtro ele ficaria ligando a uma cerpentina como es no filtro do que atraz do ventilador ele esfriaria o cano de cobre e mandaria ar frio….sera que dara certo….. o que vc acha ???

    • que merda e essa!!!!!! cara vc pode engana os leigo com esta bosta. sou mecanico refrigerista pela univer santa catarina e ti digo e melho toma um bonho e ficar molhadode frente p/ o ventilador fui babaca. ha eu fiz um direto da geladeira esse funciona tão bem que tenho que desliga a noite pra não congela a agua do meu sai direto do congelador nunca fica quente se vc quer ver eu ti mando o progerto fui.

      • oi amigo manda o seu projeto para mim, eu possuo ar concidicondo em casa mas no meu trab meu chefe é foda estao estou desemvolvendo um metodo de climatizar o ambiente sem gastar muita energia… e gostei o que vc comentou a cima…

      • que babaca, nem sabe escrever e se acha ainda, comprem logo um split que é mais eficiente, funciona bem e não se encomoda….
        francamente mecanico refrigerista nunca vi isso hahahaha….

        picão

      • Parece que vc não entende nada de refrigeração,,, Fica sabendo que só o fato de vc entrar com um balde com gelo no quarto já diminue a temperartura aumenta a umidade etc, esse seu projeto que usa geladeira é igual ao ar condicionado, não tem nade de novo, nada de interresante. noob da refrigeração

  206. fiz o teste de outra forma e deu certo, peguei uma caixa termica fix 2 buracos nela um mais embaixo e um mais em cima, coloquei a bomba de aquario para o liquido circular pelos canos de cobre, use apxoximadamente 9 metros de cobre, fix com que a agua saisse e voltasse para a mesma caixa, dentro ca caixa coloquei garrafas pet com a mistura de agua e sal aproximadamente 6 gavafas, agua o suficiente para cobrir estas garrafas aproximadamente 4l com isso a agua de baixo fica gelada a agua que cai esta em maior temperatura mas e resfriada pela temperatura da caixa e pelo gelo, isso dura aproximadamente 4:30h a 5 horas

  207. a a caixa que usei e aquela de plastico nao a de isopor e isolei bem a entrada de ar nela

  208. porque um tubo de cobre?

  209. Que babaquice, e ainda tem uns otários que embarcam na viagem.
    Por favor, comprem um condicionador de ar e parem com as babaquices, vai gastar menos energia e tempo do boca aberta que fez o experimento.

  210. mas o pote com água gelada é o que fica encima ou em baixo?

  211. OLA, TENTEI CONSEGUIR O MANUAL PARA FAZER ESSE AR CONDICIONADO CASEIRO MAIS NÃO CONSEGUI, CAIU EM UM SITE EM INGLES EU EU NÃO SEI ESSA LINGUA, ALGUÉM TEM COMO ME MANDAR O ARQUIVO OU ENDEREÇO EM PORTUGUES PARA EU BAIXAR? GRATO.

    • meu compra um ar condicionado modelo inverter que vc economiza 40% de energia comparando com os normais e vc não se encomoda e funciona também para aquecer, não caia nessas babaquices.

  212. Ví vários esquemas na internet parecidos com esse, só que todos são com o espiral de cobre na parte de frente do ventilador. Qual dos dois é mais eficiente?

  213. esa e muito boa mas nãoseria melhor faser um emcanamento usando o motor da geladeira e um agrade em espiral no ventilador?? assim nao teria que ficar trocando a agua e sempre teria ar gelado!!!

  214. Bom pessoal adorei a idea de vcs ! Moro no RJ estou essa hora no site pq nao consigo dormir de tanto calor . Tive uma ideia entao procurei saber, se ela era viavel e pelo que eu vi é. Vou por ela em pratica … se eu tiver sorte contarei os resultados p vcs e colocarei o invento a disposição da humanindade !!!! Me desejem sorte …

  215. li e achei todos viaveis, penso eu usar um ar condicionado velho, e usar como fonte um bebedor de agua pra gerar a agua gelada, ainda nai fiz, prtendo usa, ar condicionado velho, compra no ferro velho, um bebedouro dos antigos, taambem tem no ferro velho. gostei de todas as ideias, tirando a turma do contra, q nao entendrao o espirito da coisa, q é inventar, e tornar viavel, algo tao caro,que so alguns previlegiados podem ter.

  216. ahhh… vão todos tomar no cu…..vou passar gelo no cu pra ver se gela tbm..

  217. achei isso uma puta retardadisse

  218. Essas engenhocas são sempre muito interessantes do ponto de vista educativo, mas tentar salvar o planeta não gastando energia no condicionador e gastando no refrigerador me parece idéia de loira; físicos como Leibniz, Laplace e Joule, se revirariam no túmulo se lessem uma afirmação dessas……rs.
    Melhor seria estudar o caso antes de traduzir e publicar.

  219. Uma solução mais efetiva e menos “gambiarra” vai aqui: http://swgeothermal.com/Geothermal.aspx

  220. seria possivel desmontar uma geladeira velha, usando só o motor e a parte do congelador, botanto dentro de uma caixa de isopor, o congelador é claro e so passando os canos de cobre pra que dentro do congelador ou seja a caixa de isopor fique como se fosse a geladeira normal, os canos de cobre em forma de serpentina sendo resfriado e com uma bomba dessas de aquario fazendo com que a agua circule passando pela serpentina e em seguida no ventilador e em seguida num recipiente fora pra que não congele, e assim nesse ciclo, entende??
    obrigado, junior , no mato grosso, aqui é muito quente

  221. KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!

    • eu quem ri kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….

  222. A galera ficou sem crédito e sem grana depois da crise; agora não dá mais pra comprar um arzinho, então o negócio é gambiarrazar!

  223. Notei hj que o ar condicionado de casa tem como se fosse dois radiadores, um na parte da frente e outro na parte de tras, e uma bomba tipo aquela de geladeira, um motor com eixo passante e 2 eleses uma jogando ar no radiador de tras para esquentar e outro puxando o ar do radiador da frente para gelar o ar, mas como é feito essa inversao, tipo o gas ta passando la fora ta quente mas ele ja vem para dentro e fica gelado, é a bomba da geladeira que faz isso?
    fiquei curioso de como funcionaria entao o split ar, possue algo que mostre a fabricação de um?

    desde ja agradeço

  224. gostaria de saber como faço pra a agua circular pelos cano sem ter q usar a bombinha e a proporção de 1 litro qtos tempo dura

  225. Kra a idea é boa o soco é ter q trocar a agua. ai depois de descongelar coloka para congelar novamente e assim vai…. enteresante mais é chato eu uzo 2 ventiladores e ja me encomodo.

  226. nada ve essa invenção aí, a idéia é boa mas não funciona, não é eficiente. tem que usar um radiador senão não funciona, porém a agua vai esquentar rapidinho, vai ter um vento frio por alguns minutos e depois já era, além do mais esse vento nao vai ser suficiente pra resfriar o ambiente, pois ele deveria durar horas e a temperatura da agua deveria estar a baixo de zero. Para ela ficar a baixo de zero basta misturar 15% de sal, nada mais , nada menos, assim ela ficara até -35 graus e esquentara lentamente, porém ensquentando lentamente absorverá menos calor do ambiente, e mesmo assim nao ia funcionar. Alguem ja usou um ar condicionado automotivo no quarto?

    • A ideia é boa, mas para um período curto de uso. A gente tem que pensar em termos de energia: todo mundo já viu as especificações do ar condicionado, falando em milhares de BTUs. Todo mundo já viu que a fiação para ligar o ar tem que ser robusta para aguentar o tranco. Ar condicionado é feito com o máximo de eficiência possível e ainda assim consome uma energia desgraçada. Então é óbvio que JAMAIS atingiremos o poder de resfriamento de um ar condicionado “de verdade” por outro método caseiro. Lembremos que o gelo para resfriar a água é feito dentro do congelador, então seria como se tivéssemos um “ar condicionado movido a pilha”, sendo a pilha o cubo de gelo, que “guarda a energia” do congelador para ser usada nesse processo. Daria pra gente calcular a quantidade de água necessária pra fazer frente ao ar condicionado comum, bastando comparar seus BTUs com o calor específico de fusão do gelo + caloria da água. É um cálculo simples, mas empiricamente já adianto que seria uma quantidade inviável de gelo a ser colocado nesse sistema.
      Outra obviedade é a IMPOSSIBILIDADE de se usar métodos de re-esfriamento da água que já passou pela serpentina, baseados em resfriadores de geladeiras ou bebedouros: a quantidade de energia envolvida nesses aparelhos é tremendamente menor que a necessária para fazer o projeto funcionar como um ar condicionado comum.
      Da mesma maneira, é ÓBVIO que um ar de automóvel não vai dar conta de esfriar um quarto de residência. Nem se deixarmos ligado o dia inteiro, pois esse ar frio seria perdido pelas paredes; o resultado seria uma diferença de um ou dois graus em relação a outro ambiente da casa.
      Mas é uma boa ideia. Não quero investir em ar para o meu carro, pois acho um despropósito gastar tanto para usar uma semana por ano, tendo ainda que limpar/trocar filtro, recarregar com gás, trocar correia, etc. Não é o meu caso, mas imagino que seria interessante também para os motores 1.0: meu projeto seria uma caixa de isopor com uma serpentina dentro; seria bem prático, naqueles dias “terríveis” parar num posto e encher a caixa de gelo e ligar a ventoinha. E, se acabar o refresco, para no próximo posto e assim vai tocando…

  227. Sei que o post é antigo mas queria deixar um aviso, o alcool comum (etilico) é toxico, nada que vá causar problemas de saude de imediato mas é perigoso, o alcool isopropilico ou isopropano é muito mais toxico e é recomendado usar luvas, mascara, óculos de proteção e em locais bem ventilados quando for utilizar… não recomendaria usarem pra fazer um ar-condicionado caseiro com risco a saude… pelo que sei ambos os tipos de alcool podem matar caso a exposição seja grande

  228. qual a diferença em fazer na parte de trás ou na parte da frente do ventilador? pq a parte da frente circula muito mais ar. tem algum problema ou risco fazer na parte da frente? desde já agradeço e aguardo por sua resposta.

  229. mano nao entedi…
    se um ponta do cano coloca a mangueira pra escoar a agua..(pingar)
    onde coloco a outra ponta…..
    dentro da caixa de osopor….
    mas o motoziho de aquario… onde coloco ele?

    auardo urgente

  230. Ficar trocando a água? É mais fácil comprar um ar condicionado.

  231. NOSSA CADA COISA … É COISA DE POBRE MESMO….. IMAGINA SÓ ….. QUE COISA HORRÍVEL ALEM DA APARENCIA QUE DEVE FICAR HORROROSAAAAAA, PARECE COISA DE BARRACO….. GENTE UM AR CONDICIONADO NAO É TÃO CARO ASSIM… E PODEREMOS DURMIR A NOITE TODA SEM SE PREOCUPAR COMO CALOR…. CADA COISA ISSO É O QUE CHAMO DE GENTE QUE NAO TEM O QUE FAZER… RSRSRRSRRSRRSS

  232. Essa gambiarra maluca deveria vir com um aviso de CUIDADO, PERIGO DE CHOQUE ELÉTRICO.
    Veja bem, vc está usando cobre que é um condutor de energia, junto com um ventilador ligado na corrente elétrica, não satisfeito ainda sugere uso de sal + alcool?
    Cara se essa porra dessa mangueira sai, ou se alguém dá um topada nesse ventilador mutante e ele cai no chão, é merda na certa.
    Acho uma puta irresponsabilidade vc colocar isso na net sem o devido aviso de perigo.

  233. ola amigo gostei de ve a ideia se possivel manda pra mim com mais delaes pretendo faze um maior grato

  234. tenho uma ideia de fazer um furo na minha geladeira e colocar uma serpentina com uma bomba de aquario para fazer a agua circular entre o tubos de cobre,assim não tenho que ficar colocando gelo;pois a geladeira fica ligada direto;assim aproveito o zero do congelador

  235. Emerson, gostei da sua idéia, tenho um micro-ônibus (estou fazendo um motrhome) e gostaria de refrigerar, mas estou com problemas de energia que deve ser convertida através de conversor e outros por isso preciso de uma engenhoca. Acho que será pelo seu caminho. Tem algum idéia p/ me ajudar?

    obrigado

    • uahuahuahuahuahua
      motor home com geladeira furada + ventilador mutante do inferno
      hauhauahuahuahuahua

      abre as janelas dessa porra….
      compra uma merda de onibus com ar, porra….

      huahauuauahuahuahuha
      esses fdp vieram do inferno com essa merda motorizada
      eu imagino a explosão, em caso de curto dessa porra…

      huahuahuahuaha

  236. Seria uma maravilha se não tivesse que gastar para refrigerar a água. O custo para isso é maior que o custo de um arcondicionado

  237. Refrigeração requer retirar calor do ambiente e levalo pra outro lugar.
    Em um circuito de refrigeração o evaporador(parte fria)
    “rouba” calor e o manda para o condensador(parte quente) que o libera para fora o ambiente a ser refrigerado.
    Então esta invesão do Dr Pardal não funciona e não pode ser chamado de ar condicionado.

  238. ar ccondiconado caseiro não esfria muito ; mais refresca porser de gel0o , nao dura muito alem de ter que treocar toda hora o gelo , o ar condicio nado caseiro demoora pra fazer efeito . eu fiz um e deu muito certo peguei t´s de cano dec 4″ , uma curva de 4″ um cooler cpu 12 v, muita fita e juntei tudo e deu certo

  239. o gas de cozinha e resfriado para liquefazer ambem veneno para pernilongo e bem gelado tenho uma acho q gelaria pra sempre talvez abrir um botija abrir um botijao de gaz fazer uma serpentina dentro dele de cabo de cobre deixa a saida e a entrada pra fora do botijao soldar o botijao novamente enchelo de gaz o funcionamento e o seguinte o ar entra pelo tubo pasa pela serpentina q esta dentro do botijao cheio de gaz e resfria o gas talvez isso so na minha mente so teoricamente e uma teoria eu nao entendo nada heheh pensei isso com alcool tambem mas o alcool so da a sensaçao de frio quando esta evaporando na sua pele ele dentro de algum recipiente ele nao e frio bem e isso qualquer q souber algum metodo melhorado essa inveçao ai manda pra mim por exemplo usando outra coisa q nao seja gelo e sim algo q dura e nao precisa fica trocando

  240. Maneira criativa de aliviar o calor,não é das mais bonitas mas funciona sim.
    Seria bom colocar uma serpentina dentro de uma caixa de isopor com gelo e usar uma mini bomba,aquelas que se coloca em mimi fonte para fazer a água circular pelos tubos.

    Então coloca alcool e sal dentro da caixa com gelo vai durar um tempo legal.
    gostei cara parada maneira.!

  241. PARA QUEM GOSTA DE GANHAR DINHEIRO NA INTERNET, INVÉS DE FICAR PERDENDO TEMPO……..BOA SORE…

    http://afiliado.bravacursos.com.br/1035/afiliado

  242. aaaa eu acho melhor é n sofrer, e comprar o melhor ar condicionado do mundo, o ar condicionado ÁGUA ENERGY. gasta bem menos energia eletrica q os outros e gelaaaa pra carambaaa…

  243. Fiz um sistema onde consegui um resultado satisfatório

    utilizei uma moldura quadrada de madeira com 40×40 cm
    instalei o motor e a helice doventilador em seu centro
    coloquei a cerpentina na frente da hélice aumentando a força do vento que passa por ela.
    montei dois reservatórios utilizando 2 garrafas pet e duas bombas de aquário para fazer a troca de agua entre os reservatórios.
    para gelar a água utilizei um resfriador de bebedouro que encontrei em um ferro velho.

    então funciona assim: a agua gelada em um reservatorio é bombeada pela serpentina e vai para o outro reservatório, por sua vez este bombeia água para o resfriador do bebedouro e este para a serpentina novamente.

    obs o reservatorio de agua fria deve ser envolvido por uma manta térmica ou isopor, isso melhora o funcionamente.
    aconselho acrescentar alcool na água em pelo menos 20% para agua não começar a congelar e danificar as bombas.

    msn rafaelcorujaribeiro@gmail.com.br

  244. Muito legal e simples
    Mas bem pensado
    ShowWw !

  245. Nessa experiência ocorrem vários fenomenos como por exemplo gotejar isso ocorrera graças ao comtato da agua no estado gasoso com a superficie fria ocasionando a condensacao !

    Duvidas ?

  246. Nessa experiência ocorrem vários fenomenos como por exemplo gotejacao sso ocorrera graças ao comtato da agua no estado gasoso com a superficie fria ocasionando a condensacao !

    Duvidas ?

  247. mais barato e pode se comparar á umoriginal,vai a dica:materiais motor de geladeira comprado no ferro velho,radiador de frizeer comprado no ferro velho grade de geladeira comprado no ferro velho,monte como se monta em uma geladeira,faça o gabinete de lata ou madeira coloque o gas e é só ligar e gelar

  248. De uma coisa podem ter certeza!!! Não irá sair tão barato assim.
    Precisei fazer esse ar condicionado caseiro, para ser exibido em uma feira de ciências para representar os conceitos sobre refrigeradores. no entanto, Gastei 60 R$ em 7 metros de tubo de cobre. 10 R$ em barras de gelo, 5 R$ com zips. O resultado não é dos melhores, resfria somente na direção em que o ventilador é posicionado e olha lá. Mas valeu a pena. Ganharei uma nota excelente pelo experimento.

    Adson Luan.
    Téc em Desenvolvimento de sistemas- IFMT Campus Cáceres.

  249. que coisa mais boba…. hahahahaha

  250. eu durmo tranquilo e nao gasto nada de ergia a mais, faça o seguinte, pegue um circulador de ar dos grandes quadrado de prefencia, encoste ele na veneziana do quarto deixe o mais proximo dela possivel, vai haver uma troca de ar externo com o ar do anbiente em poucos minutos vais ver que a temperatura vai cair e poderas dormir em paz

  251. é melhor comprar um freezer usado, ligar e dormir dentro dele fechado. Pronto, vai ficar geladão.

  252. E aí no dia seguinte tú vai virar presunto e tua mulher faz um sanduiche de você.

  253. ALGUÉM AQUI JÁ OUVIU FALAR EM PELTIER? ESQUEÇAM ESSE NEGÓCIO DE ÁGUA E TAL… TESTEM A PASTILHA PELTIER. PÔ, TENHO QUE ENSINAR TUDO…..

  254. ola ola tudo bem pessoal?tive a pesquisar como pôr um resfrigerimento bem fresco no pc,mas no meu caso tem q tar graus negativos para q o pc fique pra í 15graus a 25graus.achei interesante esta expiriencia do Emerson,desconhecia q era possivel tipo caseiro fazer essas transformaçoes.so q á um contra, tem-s q usar gelo e etc,e isso pra mi nao é bem pratico.ja th uns ventiladores na base do pc,isto é portatil,com uma temperatura ambiente entre 19 a 25 graus,e passando pelos ventiladores o pc arrefece pos 40graus,quero mais baixo(sem os ventiladores as temperaturas sobe para 50graus em funcionamento,e 45graus qd inberna).para ter uma temperatura abaixo deste th q abrir a porta para entrar ar fresco,isto é,no inverno,q se tiver 10graus o pc fica entre 29 a 30 graus,ainda quero mais baixo.ehhhehe.quero evitar abrir a porta e po-lo quase na rua para ter temperaturas mais baixas do q o normal.e eu quero q qd tou utiliza-lo a temperatura chegue no maximo 35 graus q seria bem bom,se tiver mais baixo entao aí era mais q bom.ehheh.a questao é:havera alguma maneira de ter baixas temperaturas,mesmo graus negativos,sem usar o dito matereal completo do frigorifico(sabendo so assim é q vou m safar para ter temperaturas q desejo)?ja ouvi falar das pastilhas pleteir,so q ,como sou de portugal,nao deve haver no mercado.ate agora nao encontrei.ou se sabem fazer en tipo caseiro este tipo de pastilha, para q possa fazer e ter as temperaturas desejadas?espero q m deem 1feedback breve .1abraço ficam bem

  255. tenta adapitar um ventilador de ar condicionado com o tubo de cobre, talvés chegue mas proximo.

  256. ja fiz test drive para arrefecer o portatil,so q ha alguns problems.primeiro:agua tendo 2graus o pc fica na mesma nao arrefece nada,segundo: puz os tubos de cobre por cima dos ventiladores,so q com a condensaçao da agua pinga en cima dos ventiladores,conclusao:vais os ventiladores po caraças.sera melhor pôr a tubagem por detras dos ventiladores e pôr mais tubagem de cobre para q faça mais frio…?é q agua tava 2graus ,nao devia arrefecer alguma coisa?

  257. olha vai haver alteraçao de planos!!!se esta experiencia(com tubos de cobre e etc) resulta ,cmg nao resulta nem um pouco,talvez nao saiba fazer cm deve ser.para ter as temperaturas q eu desejo vou arranjar um frigorifico velho vou cortar á medida da base do portatil no topo do congelador,isolo bem á volta para nao sair ar do refrigerador e aí nao vai haver desculpa po pc nao arrefecer,ehehhee,depois tiro fotos e publico aqui.é q qd abro a porta do quarto,tendo 6graus da rua ,a temperatura abaixa,pk q com a condensacao dos tubos nao desce!?bem,esquece vou passar a experiencia q sempre quiz fazer,nao gasto nem um tusto ,é so o frigorifico a trabalhar mais nada.

  258. Voce tem algum projeto de microondas caseiro? Ou liquidificador manual? Voce tem tudo para ser um grande cientista.

  259. Cara se vc vender esse rolo de cobre ai vc compra um ar condicionado novo na faixa dos 300 reais kkkk

  260. Fjr…
    Bom nao tem lógica ficar acordando pra colocar agua num balde pra ficar gelando o quarto…. eh mesmo ki ficar acordando pra ir mijar no banheiro… entao filho….eh melhor mesmo comprar um ar com controle remoto e programar ele para desligar sozinho depois que o quarto ja estiver com pedras de gelo sobre o teto e as paredes !!!kkkkkk

  261. Voce fala de um ar condicionado mas não é bem isto ar condicionado é complexo pra se fazer em casa , isso poderia classificar como um climatizador igual aqueles da consul, para leigos climatizador não é umidificador , o funcionamento do climatizador é simples e é o que ele fez , climatizador tem um recipiente geralmente de 3 litros de agua com uma bonbinha de aquario dentro , que manda esta agua para uma tela parecida colmeia la ela escorre cai novamente para o recipiente de agua , a ventilação passa entre essa tela que faz sai um ar menos quente , tem pessoas que adiciona garrafa de gelo para resfriar a agua e ter maior resultado mas assim mesmo não se pode considerar um ar condicionado

  262. Quer fazer de forma menos feia essa tua engenhoca , Simples arrume uma evaporadora de ar split , e circule agua onde iria circular o gas refrigerante, arrume um reservatorio de agua tipo de carro, coloque a bonba de aquario dentro isso fara circular a agua , se quiser melhorar inves de por garrafa de gelo , Arrume 1 pastilha peltier , monte num belo dissipador com uma ventoinha legal , na parte que gela a peltier arrume um waterblock igual os usados para refrigeração liquida em pc , e interliga com a evaporadora , procure nas ligaçoes eletricas da evaporadora sempre tem uma saida de energia que é usada para ativar o compressor da condensadora , faça a ligação para ativar a peltier com fonte ea bonbinha de aquario …..ta feito o climatizador de forma menos feia

  263. Fiz o seguinte comprei 20kg de gelo e coloquei uma piscina inflável no meu quarto enchi com agua gelada e coloquei o gelo dentro da piscina junto com o colchão inflável to me sentindo no céu…

  264. Um ar condicionado custa 700 reais novo, usado chega a 200,00 reais. é muita mesquinhagem a pessoa fazer uma gambiarra dessa. Pobre é foda.

  265. Essa semana comprei o material, 90 reais bomba de aquario 35 reais cano de aluminio de 1 quarto manga plastico ventilador eu tenho da arno caixa de isopor 25 reais e digo que não funciona. a bomba nao tem força para empurrar a agua talvez uma de 125 reais faça mas a pressao dentro dos canos é forte basta tentar assoprar que voce ve. a temperatura nem meche nao faz a diferença cheguei a ligar um frezer e enchelo de gelo para testar. pura bobagem isso de ar condicionado caseiro, nao chega nem aos pés de um ar condicionado de verdade sem falar na lambança que da. eu to com raiva disso, vou jogar toda essa tralha no meio da rua!

  266. Parabéns galera….. nunca vi tanta idiotice concentrada em uma única página….. mas para mim o CAMPEÃO foi o que perguntou se o tubo era maciço e se com isso “A ÁGUA CORRERIA EXTERNAMENTE” (???) — me acabei de rir……… obrigado aí !!!

  267. Hahaha, li cada idiotice aqui, que prefiro cojmprar um ar condicionnado mesmo sendo caro, mais esse ventilador ae, acho que nao deve funcionar tao bem..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: